1º Passeio Ciclístico do MUVI leva esporte e sustentabilidade a São Gonçalo

1º Passeio Ciclístico do MUVI leva esporte e sustentabilidade a São Gonçalo

Evento reuniu moradores da cidade nos 18 km de ciclovia entregues pelo Governo do Estado

O objetivo do passeio ciclístico foi fomentar o uso do meio de transporte e a relação com hábitos saudáveis

Em clima de empolgação, o 1º Passeio Ciclístico do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada) reuniu mais de 800 ciclistas amadores na manhã deste domingo, 18, em São Gonçalo.  A iniciativa aconteceu no trajeto do projeto urbanístico e de mobilidade urbana que está sendo construído no eixo central da cidade com mais de 18 km de extensão.

O objetivo do passeio ciclístico foi fomentar o uso do meio de transporte e a relação com hábitos saudáveis, além de apresentar à população a nova estrutura entregue pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com premiação, distribuição de medalhas, brindes e sorteios de bicicletas.

-Este passeio ciclístico é uma oportunidade ímpar de contemplarmos tudo que vem acontecendo em nosso estado sob a liderança do governador Cláudio Castro. Essa obra era esperada há muito tempo e conseguimos trazer este investimento que vai gerar mais mobilidade e qualidade de vida para a população com um corredor viário novo e 18km de ciclovia – destacou o secretário das Cidades, Douglas Ruas.

Desde a concentração no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, os ciclistas se mostravam felizes com a chance de participar do passeio e de incentivar o uso das bicicletas em toda a cidade. O trajeto passou por parte da ciclovia do MUVI, já liberada ao público.

Os participantes também tiveram orientações a respeito da história da cidade e de personalidades locais, por meio dos painéis pintados pela equipe do Cidade Ilustrada, produzidos por artistas do município da Região Metropolitana.

Durante o trajeto, Marcelo Eco, renomado artista gonçalense, falou sobre a produção e as referências de personalidades e pontos turísticos da cidade, como o jogador Vinícius Júnior e a Praia das Pedrinhas.

A ciclista Natália Lopes estava representando um grupo de 15 amigas que se reúnem semanalmente para pedalar, criar vínculos e aproveitar a vida, intitulado Vamos Viver.

-Somos um grupo de 15 mulheres que se apoiam e buscam valorizar a vida através do esporte. Estamos muito animadas em participar deste evento e ver São Gonçalo ganhar uma ciclovia que incentiva a prática do uso de bicicletas- relatou.

A chegada ocorreu na Praça dos Ex-combatentes, no Paraíso, totalizando mais de 3,7 km. E muitas histórias de apaixonados por bike foram reveladas, como a do casal gonçalense Ednaldo e Vanessa Maciel.

– É muito bom ver esse tipo de iniciativa acontecendo na nossa cidade. Nós temos uma história especial com o ciclismo, nos conhecemos pedalando, e hoje estamos tendo a alegria de trazer o nosso filho, o Gustavo, de apenas 8 meses, para o seu primeiro passeio ciclístico. E o mais incrível é que ele nasceu justamente no Dia Nacional do Ciclista. Então, a nossa história gira mesmo em torno da bike. A Vanessa, inclusive, pedalou até os três meses de gestação sem saber que já estava grávida, então o amor pela bicicleta já vem de berço. Quando soubemos do passeio, corremos para comprar uma cadeirinha, porque a gente não podia deixar ele de fora desse momento tão especial— afirmou Ednaldo.