24º Movimento olímpico da Baixada reúne atletas na Praça Carlos Gomes, em Nova Iguaçu

24º Movimento olímpico da Baixada reúne atletas na Praça Carlos Gomes, em Nova Iguaçu

Além do esporte, haverá também a inauguração de um mural em grafite, assinado pelo talentoso artista urbano Alexandre Kdwon, em homenagem a Neguinho da Beija-Flor, um dos sambistas mais queridos do Brasil.

O evento ao ar livre promete reunir esporte, cultura e lazer para toda a família

A Praça Carlos Gomes, no Centro de Nova Iguaçu, será palco da 24ª edição do Movimento Olímpico da Baixada, no dia 14 de setembro, a partir das 9h. O evento ao ar livre promete reunir esporte, cultura e lazer para toda a família.

A programação inclui diversas atividades, entre elas: torneio de Basquete 3×3 – com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) -, aulão de capoeira, clínicas de judô, jogos populares, torneio de golzinho, futebol de botão, ginástica artística e muito mais. Além do esporte, haverá também a inauguração de um mural em grafite, assinado pelo talentoso artista urbano Alexandre Kdwon, em homenagem a Neguinho da Beija-Flor, um dos sambistas mais queridos do Brasil.

Segundo o coordenador do evento, Adriano Santos, o objetivo é valorizar a cultura e os talentos da região:
— O Movimento Olímpico nasceu da necessidade de dar visibilidade aos nossos talentos. É também uma grande chance da garotada ver seus ídolos de perto, pois a referência é muito importante no esporte.

Prêmios para os destaques da Baixada

Assim como em todas as edições, o Movimento Olímpico irá premiar nomes e projetos que se destacam no cenário esportivo da região. Confira os homenageados de 2025:

Projeto de Vôlei do Heliópolis AC Sub-16 – comandado pelo professor Wanderson Saraiva, recolocou Belford Roxo nas competições oficiais da modalidade promovidas pela LIVERJ;

Equipe de Ginástica Olímpica Marcelo Azeredo – pioneira na formação de atletas na ginástica artística, com participação de destaque em competições estaduais e clínicas com atletas olímpicos, tornando-se referência na Baixada Fluminense;

Equipe de futsal IBC/CELECAU Sub-10 – campeã do Estadual de Futsal 2025, promovido pela Federação de Futsal do Rio de Janeiro, sob o comando dos professores Gabriel Salles e Vinício Costa.

Homenagem

Nesta edição, o Movimento Olímpico da Baixada também vai reconhecer o talento de um grande nome do futsal: Marcelinho da Silva (foto), revelado pelo Esporte Clube Iguaçu. Conhecido como “rei da caneta”, ele foi um dos primeiros jogadores da Baixada a atuar no exterior, tendo brilhante passagem pelo futsal espanhol.

Todas as atividades do Movimento Olímpico da Baixada serão gratuitas.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial do evento: @adrianoesporteon.