Japeri promove ação de cidadania com serviços gratuitos à população

Japeri promove ação de cidadania com serviços gratuitos à população

A iniciativa reuniu atendimentos como consultas médicas, exames preventivos, vacinação, emissão de documentos, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e programas voltados à pessoa com deficiência, além de atividades de sustentabilidade e incentivo à leitura.

    As Secretarias Municipais de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se uniram em uma causa comum e promoveram, nesta terça-feira (26), a Ação de Cidadania na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa levou à população diversos serviços gratuitos, facilitando o acesso a direitos e ampliando a rede de inclusão social no município.

    A iniciativa reuniu atendimentos como consultas médicas, exames preventivos, vacinação, emissão de documentos, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e programas voltados à pessoa com deficiência, além de atividades de sustentabilidade e incentivo à leitura. Também teve emissão da Carteira do Autista, cadastro do Vale Social, inscrições em oficinas, distribuição de mudas, testes rápidos de sífilis e HIV, entre outros serviços.

    A iniciativa reuniu atendimentos como consultas médicas, exames preventivos, vacinação, emissão de documentos, entre outros serviços

    Moradora de Japeri, Eliene Barbosa de Araújo, de 47 anos, elogiou a iniciativa: “É muito bom ter esses serviços perto de casa. Muitas vezes a gente não consegue ir até outros lugares, e quando a prefeitura traz, facilita muito para nós”.

    A ação contou ainda com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Japeri, que este ano completou 25 anos. A presidente da organização, Elizabeth Santana, destacou a importância do diálogo com o poder público para a promoção de políticas públicas em prol do futuro de milhares de pessoas com deficiência, não só em Japeri, como em todo o Estado do Rio de Janeiro.

    Segundo o secretário Luiz Henrique, o espaço de união de serviços é o ideal para o atendimento completo a população. “Por essa iniciativa, e atendendo ao convite da saúde, as pessoas com deficiência e seus familiares puderam contar com a concentração de serviços em um lugar central da cidade. Estamos unidos no bem servir e em aproximar os serviços da população”, explicou Luiz.

    Organizadora da ação, a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, explicou que a saúde já realiza um trabalho de mobilização de ações em saúde, mas, que ao ouvir a população se fez necessário a aderência de mais serviços. “Estamos felizes em ampliar os serviços da mobilização da saúde e fazer esse dia de cuidado e cidadania, em parceria com a igreja”, disse.

    Você pode ter perdido