Secretaria de Saúde de Belford Roxo promove capacitação alusiva ao Setembro Verde para servidores na Uniabeu

Secretaria de Saúde de Belford Roxo promove capacitação alusiva ao Setembro Verde para servidores na Uniabeu

A campanha visa dar visibilidade à causa e combater o preconceito e a exclusão dentro da Programação Especial “Conscientiza Sobre a Inclusão das Pessoas com Deficiência”.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, através da Coordenação do Grupo Técnico de Equidade de Saúde, nesta quarta-feira (24), um evento de capacitação alusivo ao “Setembro Verde”, mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. A campanha visa dar visibilidade à causa e combater o preconceito e a exclusão.

A iniciativa dentro da Programação Especial “Conscientiza Sobre a Inclusão das Pessoas com Deficiência”, aconteceu no Anfiteatro da Universidade Uniabeu e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além de administradores que atuam na rede municipal de saúde.

O “Setembro Verde” lotou o auditório da Uniabeu com palestras para conscientizar a sociedade

“Parabenizo a todos pela presença. Com o comando e seguindo as diretrizes do prefeito Márcio Canella, estamos trabalhando para entregar uma saúde de qualidade para os moradores. Muitas coisas já foram feitas e mudaram bastante em vários princípios. E fico muito feliz com essa iniciativa, o Setembro Verde, para que todos tenham uma conscientização sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência”, disse o secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital.

Dia muito especial

A coordenadora técnica de Equidade, Dayane Brito, comandou o evento que teve como pontapé inicial, uma apresentação de balé de alunos com deficiência, Aílton e Helen, que arrancou muitos aplausos. A dupla participa ativamente das aulas ministradas pela professora neuroatípica, terapeuta e teóloga, Lorraine Oliveira, com ações de inclusão e acessibilidade através da dança. Ao término da apresentação, os dois dançarinos receberam certificados de participação. 

O secretário Eduardo Feital, frisou sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência

“Hoje é um dia muito especial, não somente mais uma capacitação. Um momento de transformação que nos permite olhar além das rotinas e protocolos, e enxergar aquilo que é a essência do nosso trabalho, o cuidado humano, integral e inclusivo. Que possamos sair desse encontro, não apenas com mais conhecimento, mas com o coração tocado com a certeza de que cada vida importa e que cada pessoa merece ser vista, acolhida e respeitada”, destacou a coordenadora Dayane Brito, ao lado da coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Raquel Silva e demais coordenadores.

Lei Brasileira de Inclusão

O advogado Sidnei Lima, da Ordem dos Advogados (OAB-RJ), seção Belford Roxo, com atuação na área de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), abordou em sua palestra a “Lei Brasileira de Inclusão” que visa garantir o pleno exercício dos direitos e liberdades fundamentais de pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão social e cidadania

Os participantes ainda desfrutaram de uma aula laboral comandada por Lorraine Oliveira e uma mesa redonda com debate de mães atípicas abordou experiências no atendimento. O fisioterapeuta Umberto Caldas e o educador físico Estefano Amaral palestraram sobre o Direito à Saúde da Pessoa Com Deficiência.

Para encerrar, a profissional de saúde e coordenadora Juliete, do Centro de Reabilitação Neuroatípico da Piam, contou suas vivências e dificuldades no atendimento. E ainda houve tempo para a participação do menino John, contador de história criança atípica não verbal, que desenvolveu a fala e hoje é contador de história infantil, além de uma oficina prática com uma profissional bilíngue em libras/português.

Fotos: Roger Silva / PMBR

Você pode ter perdido