2ª Caminhada do Outubro Rosa da Academia da Saúde agita as ruas de Engenheiro Pedreira, em Japeri

2ª Caminhada do Outubro Rosa da Academia da Saúde agita as ruas de Engenheiro Pedreira, em Japeri

Evento promove conscientização sobre a saúde da mulher e reforça a importância da prevenção ao câncer de mama com atividades físicas e integração social. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve ter cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025.

Em sua segunda edição, a Caminhada do Outubro Rosa da Academia da Saúde movimentou as ruas de Engenheiro Pedreira na manhã desta sexta-feira, (24). Com muita alegria e descontração, as participantes, em sua maioria mulheres na melhor idade, percorreram um trajeto de aproximadamente seis quilômetros, com tempo médio de 50 minutos.

A 2ª Caminhada do Outubro Rosa movimentou as ruas de Engenheiro Pedreira

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, e foi organizada pela equipe da Academia da Saúde. O ponto de partida foi a Praça Wendel Coelho, que desde o dia 13 de outubro também recebe a Carreta da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, oferecendo consultas e exames voltados à saúde feminina.

Ao chegarem ao bairro São Jorge, as participantes foram recebidas com música, dança e muita animação. Entre os presentes, estava a moradora do bairro Santa Inês, Jane Maria, de 55 anos, que compartilhou sua história de superação. Diagnosticada com o primeiro nódulo em 2011, Jane passou por cirurgias e, desde 2015, encontrou na Academia da Saúde um espaço de acolhimento e cuidado.

“Esse lugar é maravilhoso. Foram muitas dores e ainda estou em tratamento, mas todo o carinho que recebo aqui, as amizades, os exercícios e o acompanhamento me fazem sentir cuidada e querida”, contou emocionada.

Outra participante, Alina de Souza, de 45 anos, moradora de Vila Bom Jardim, destacou a importância da convivência e da motivação coletiva. “Vim trazida pela minha sobrinha. Tiro duas horas, três vezes por semana, para cuidar de mim, fazer exercícios e interagir com as outras meninas. Isso é importante. Estou feliz por ter vindo e convido todas as mulheres a participarem também”, afirmou.

Alina e Jane Maria compartilhram suas histórias de superação durante o vento

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve ter cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. O câncer de mama é o mais frequente em mulheres no país e a principal causa de mortalidade por câncer entre elas. Em 2023, foram registradas mais de 20 mil mortes pela doença no Brasil. 

Tradição na cidade

Após o êxito da primeira edição, realizada em 2023, a Caminhada do Outubro Rosa já se consolida como uma tradição na cidade. A coordenadora da Academia da Saúde, Fabiana Oliveira, celebrou o sucesso da ação e o envolvimento da comunidade:

“O sentimento é de gratidão. Saber que tudo aqui é feito com muitas mãos, mas principalmente com o olhar voltado para o nosso usuário, que é o motivo da nossa dedicação diária, é gratificante. Essas mais de cem pessoas estão aqui com um só propósito: ‘Viver com saúde’, que é o nome do nosso projeto. Unir a promoção da saúde à conscientização dá ainda mais sentido ao nosso trabalho. Agradeço a todos que participaram”, disse emocionada.

A subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, também destacou o trabalho das equipes na mobilização e no incentivo ao autocuidado. “Realizamos ações de conscientização em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, convidando as mulheres a acessarem a linha de cuidado. Encerramos com chave de ouro aqui na Academia, com essa adesão maravilhosa à nossa caminhada”, afirmou.

Fotos: Gustavo Fontes

Você pode ter perdido