Estudantes da rede de ensino do município de Mesquita celebram Dia Mundial da Gentileza

Estudantes da rede de ensino do município de Mesquita celebram Dia Mundial da Gentileza

Festividades mobilizaram alunos e professores em prol do reconhecimento de valores como altruísmo e compaixão para a formação cidadã dos estudantes

Nos dias 12 e 13 de novembro, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Governador Roberto Silveira se dedicaram a espalhar a bondade para além das salas de aulas, em ações de comemoração ao Dia Mundial da Gentileza, celebrado internacionalmente no dia 13 de novembro desde 1998 . Seguindo essa proposta, os alunos promoveram atividades nos corredores da escola e também nos arredores da praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos. O objetivo era relembrar aos transeuntes a relevância de uma postura gentil para a convivência em sociedade.

As ações envolveram exposição de cartazes, faixas e cartões com mensagens de gentileza

Entre essas ações, destacam-se a confecção e a exposição de cartazes, faixas e cartões com mensagens de gentileza elaborados pelas crianças e distribuídos para a população ali presente. O movimento também se estendeu até o semáforo da Avenida Presidente Costa e Silva, em frente à estação de trem de Edson Passos, onde os condutores dos veículos que ali paravam também puderam receber o carinho dos alunos.

A ideia da iniciativa surgiu nas aulas de Português da professora Adriana Silveira, que apresentou aos estudantes a história de José Datrino, o Profeta Gentileza, pregador urbano que enxergava no amor ao próximo um sentimento capaz de inspirar boas ações e transformar a sociedade. O assunto foi abordado enquanto a professora ensinava sobre gêneros textuais e biografias. Desse modo, percebendo o interesse dos alunos pela trajetória dessa personalidade do “folclore carioca”, a docente elaborou atividades que aludissem ao seu legado e à filosofia de disseminação da bondade.

Alunos promoveram atividades nos nos arredores da praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos.

Márcia Inez, diretora da escola, revela a importância da atividade para a formação dos estudantes. “Essa ação impacta a vida das nossas crianças. Faz com que elas enxerguem que, para além dos muros da escola, existe um mundo e que elas podem ajudar a transformar esse mundo. Durante o tempo em que a gente fez essa ação, eles relataram como foi bom perceber que as pessoas ficavam alegres depois que recebiam um abraço e como as pessoas mudam quando recebem uma gentileza. Ou seja, é uma ação pequena, mas que gera um grande efeito positivo na comunidade”, reforça.

Fotos: Luan de Brito