Educação e Desenvolvimento Econômico de Japeri fortalecem parceria com a Firjan Senai

Educação e Desenvolvimento Econômico de Japeri fortalecem parceria com a Firjan Senai

Atualmente, mais de 80 jovens participam dos cursos profissionalizantes de Mecânica de Veículos Leves, Mecânico de Manutenção e Eletricista Industrial, em Nova Iguaçu. Em Japeri, outros 115 estudantes se dividem nas modalidades de Assistente de Controle de Qualidade e Almoxarife.

A tarde desta quarta-feira, (3), foi marcada por inspiração e descobertas durante a visita técnica dos secretários municipais de Educação, Caroline Ontiveros, e de Desenvolvimento Econômico, Alex Santos, à unidade Firjan Senai de Nova Iguaçu. A ação, acompanhada por professores e equipes pedagógicas, surpreendeu os alunos que estavam em plena aula prática e reafirmou o compromisso da gestão municipal em ampliar oportunidades para a juventude de Japeri.

Atualmente, mais de 80 jovens participam dos cursos profissionalizantes de Mecânica de Veículos Leves, Mecânico de Manutenção e Eletricista Industrial, em Nova Iguaçu. Em Japeri, outros 115 estudantes se dividem nas modalidades de Assistente de Controle de Qualidade e Almoxarife.

Para a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, fortalecer a integração entre as pastas é fundamental para garantir oportunidades reais aos jovens.
“Educação e Desenvolvimento Econômico caminham lado a lado para abrir portas. Desde 2023, atuamos juntos porque a nossa gestão entende que a educação é transformadora e libertadora. Nosso objetivo é unir cada vez mais forças com instituições como a Firjan Senai para que cada aluno tenha acesso a uma formação de qualidade e possa transformar a própria história”, afirmou.

A secretária de Educação, Caroline Ontiveros, em visita à unidade Firjan Senai de Nova Iguaçu.

Durante a visita, os alunos apresentaram o que vêm aprendendo em áreas como manufatura aditiva com impressão 3D, corte e fresa, programação e automação. “O Fab Lab parece mágica, mas é tecnologia. Trabalhamos com adição e subtração de materiais e, com programação podemos produzir praticamente tudo”, explicou o técnico de educação Rafael Miranda, ressaltando a integração entre mecânica e automação. “A ideia é fazer o aluno sair daqui com a mente explodindo”, brincou.

O entusiasmo dos estudantes mostrou o impacto do aprendizado. Vitor Ferreira, aluno de Mecânica, resumiu a experiência. “Experiência top. Vou levar isso para a vida. Nunca tinha chegado perto de algo assim e agora posso ter expectativas para o mercado de trabalho. Só por ser o Senai já é importante lá fora. Espero que as portas se abram pra gente.”

Ao lado dele, João Marcos, morador de Nova Belém, contou que espera concluir o curso em junho de 2026 para ingressar no mercado offshore, em embarcações essenciais para as operações de petróleo, gás e infraestrutura.

Já com previsão de novas turmas para o próximo ano, a parceria segue consolidada, levando educação técnica, inovação e esperança para dezenas de jovens japerienses.

Parceria que transforma vidas

Ao ouvir os relatos, o secretário Alex Santos compartilhou com os alunos que estar naquele espaço era como revisitar a própria história. Ex-estudante da unidade, ele relembrou sua trajetória e destacou o orgulho de hoje estar à frente da pasta que encaminha e cria oportunidades para tantos jovens. “Terminei o ensino médio e me formei aqui. Sou fruto da metalurgia. Tenho muito orgulho de ver vocês aqui hoje e saber que isso fez diferença na minha vida, assim como fará na vida de vocês”, falou em tom emocionado.

Já a coordenadora operacional da Educação Profissional da Firjan, Denize Tavares, reforçou o impacto da presença das autoridades. “Isso mostra para eles que vocês estão acompanhando o desenvolvimento de cada um. E isso faz toda a diferença”, afirmou ao lado do gerente da unidade, Paulo Cesar Soares, que também deu boas-vindas e destacou a importância da proximidade entre os parceiros. “É muito bom recebê-los aqui. Essa troca fortalece ainda mais a formação dos nossos alunos, a nossa parceria e o incentivo para que outros venham estar com a gente. ”

Ao lado dos futuros profissionais, o professor Orlando interrompeu por alguns minutos a aula para dar outra lição. “Aqui é mais do que aprender uma profissão. É construir a própria história e escrever o seu nome na história desta casa”, afirmou, destacando o caráter transformador da formação.

Para a coordenadora de cursos da Semtradetur, Fábia Ferreira, a palavra é gratidão. “Agradecemos muito aos alunos e familiares que acreditam e caminham conosco. Cada etapa vencida representa dedicação e compromisso de todos. É um orgulho contribuir para que essa parceria alcance cada vez mais jovens.”

Fotos: Suzane Vasconcellos