Secretaria de Assistência Social de Belford Roxo celebra o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência com evento e atrações na Estação Cidadania

Secretaria de Assistência Social de Belford Roxo celebra o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência com evento e atrações na Estação Cidadania

A programação contou com palestras, exposições de produções artísticas, atividades voltadas para o enfrentamento do capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), além de uma confraternização ao término da manhã do evento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promoveu, nesta sexta-feira (5), na Estação Cidadania, um evento alusivo às comemorações ao Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. O evento contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEFBR) que teve seus conselheiros empossados nesta semana.  

A diversificada programação contou com palestras, exposições de produções artísticas, atividades voltadas para o enfrentamento do capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), além de uma confraternização ao término da manhã do evento.

Davi Santos (ao centro), que ficou cego em 1998, se apresentou com outros músicos

Celebração da data

“Muito importante celebrarmos essa data e aumentarmos a percepção sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Temos que incentivar a participação plena e ativa na sociedade, fomentando políticas públicas e iniciativas que garantam igualdade de oportunidades e acesso a todos”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Diogo Bastos, ao lado dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer e Combate à Fome, André Carvalho, Rodolfo Carvalho e Marcelle da Silva, que também prestigiaram o evento, além de representantes do COMDEFBR, moradores e artistas com deficiências.

Entre os principais objetivos do evento está o de promover a valorização e o entendimento sobre a Pessoa Com Deficiência, despertando a consciência de que essa é uma luta coletiva, que exige engajamento, respeito e empatia de toda a sociedade.

Força e fé

“Sou grato ao prefeito Márcio Canella e a vice Mariana Malta, ao secretário de Assistência Social, Diogo Bastos e ao secretário de Esportes, Rodolfo Carvalho. Quando perdi a visão, achei que minha terra tinha acabado. Mas, eu busquei força, na minha fé, e vi que ali estava recomeçando a minha vida em 1998, quando conheci a música, e hoje sou músico profissional, percussionista e dou aula de musicoterapia. E hoje, graças a Deus, coloquei no meu coração, transformei a minha mente para criar uma nova história”, disse Davi Santos, músico e cego total, que se apresentou ao lado de outros músicos, igualmente com deficiências.

Conselho Municipal

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) é um órgão público consultivo, deliberativo e fiscalizador, essencial para a criação e monitoramento de políticas de inclusão e acessibilidade no município. “Muito importante o retorno do COMDEFBR, que acabou sendo descontinuado em governos anteriores. E agora, com o retorno do conselho, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, conseguimos ter todo o suporte e o apoio da Semasc, garantindo a participação da sociedade civil na formulação de ações que promovam a autonomia e os direitos das pessoas com deficiência, atuando em parceria com o Poder Público para efetivar a legislação, como, e Lei Brasileira de Inclusão”, disse a presidente do COMDEF, a advogada e pedagoga, Andrea Félix.

O evento contou com a participação do Conselho da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para promover a compreensão das questões de deficiência, defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, e mobilizar apoio para sua inclusão em todas as esferas da sociedade.

“Uma manhã feliz, alegre e fundamental para que as pessoas enxerguem as pessoas com deficiência com as mesmas necessidades, igualdades e sem preconceitos. Muito feliz por estar aqui e desfrutar de uma manhã tão animada e de conscientização”, afirmou a jovem Evelyn Peçanha, que se apresentou ao lado da avó Suely e arrancou muitos aplausos dos participantes.

A escritora Marcia Ribeiro Joviano ainda apresentou seu livro, em parceria com José Antônio Barbosa dos Santos e Natany Carvalho, “Mães Atípicas e Depois do Diagnóstico? Histórias de Vidas.