Programa Estadual Carga Segura avança na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro(Alerj)

Programa Estadual Carga Segura avança na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro(Alerj)

Projeto de lei, de autoria do deputado Rosenverg Reis, que institui policiamento ostensivo e escolta de cargas tem parecer favorável de comissões. O Programa Estadual Carga Segura propõe ações específicas em toda a extensão das rodovias estaduais, além de diligências policiais para mapear os locais de maior incidências de roubos, furtos e desvio de cargas.

Líder do MDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Rosenverg Reis pediu ao presidente em exercício, Guilherme Delaroli (PL), durante sessão plenária, que seja colocado em votação o projeto de lei que cria o Programa Estadual Carga Segura.

O PL 1188/2023 tem parecer favorável de seis comissões, faltando apenas a votação em plenário para ser encaminhado ao governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou veto da lei.

O Programa Estadual Carga Segura propõe ações específicas, no policiamento ostensivo, na escolta de carga em toda a extensão das rodovias estaduais, além de diligências policiais para mapear os locais de maior incidências de roubos, furtos e desvio de cargas.

De acordo com a Firjan, o estado voltou a registrar aumento no número de roubos de carga

Poderão participar do programa todos os agentes de segurança pública das polícias Civil, Militar e Penal, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Poder Executivo.

Dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontam que o estado voltou a registrar aumento no número de roubos de carga após seis anos de reduções sucessivas, com crescimento de quase 7% em relação ao ano de 2023. 

Diariamente, são roubados, em média, 9 caminhões por dia, totalizando 3.438 ocorrências ao longo do ano de 2024. Os crimes ocorrem majoritariamente nos dias úteis, entre 9h e 12h. De acordo com a Firjan, o prejuízo com esse tipo de crime alcançou R$ 325 milhões.

“O roubo de cargas não tem dia, e nem hora para acontecer. Precisamos urgentemente agir com as forças de segurança pública para evitar perdas ainda maiores para o Estado”, afirma o deputado Rosenverg Reis.

De acordo com o projeto de lei, o Poder Executivo fixará o valor pecuniário para o agente de segurança pública que participar do Programa Carga Segura. E para atender os objetivos e diretrizes do programa, o Estado, através dos órgãos competentes, poderá firmar convênios com os municípios, instituições públicas e privadas.

O Projeto de Lei 1188/2023 recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça; Transportes; Segurança Pública; Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; Orçamento; e Economia.

Você pode ter perdido