PROERD conclui mais um ciclo de formações nas escolas de Mesquita em 2025
Programa capacitou mais de 800 estudantes de nove unidades escolares para prevenir o uso de drogas e combater a violência. Desde agosto, alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Irena Sendler, Expedito Miguel, Cruzeiro do Sul, Samuel de Souza Maciel, Santos Dumont e Padre Nino Miraldi participaram de atividades conduzidas pelos profissionais da Polícia Militar do Rio.

“Para manter-me saudável, prometo aos meus pais, professores, colegas e a mim mesmo sempre cumprir o planejado; pensar nas consequências dos meus atos; resistir às pressões negativas; e sempre dizer sim à vida. Eu prometo!”

Esse foi o juramento entoado pelos 428 estudantes presentes na Assembléia de Deus Ministério Rhema, durante a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade celebrou a formação de estudantes de seis escolas do município que agora encontram-se ainda mais preparados para trilhar um caminho longe das drogas e da violência.
A celebração foi mediada por oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro e contou com a presença dos responsáveis dos estudantes, professores, equipes técnico-pedagógica e diretores das escolas contempladas pelo programa, bem como de representantes da Secretaria Municipal de Educação. No evento, as crianças receberam um certificado de conclusão do curso, como condecoração pelos conhecimentos adquiridos durante a formação.

A celebração foi mediada por oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Desde agosto, alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Irena Sendler, Expedito Miguel, Cruzeiro do Sul, Samuel de Souza Maciel, Santos Dumont e Padre Nino Miraldi participaram de atividades conduzidas pelos profissionais da Polícia Militar do Rio. Os encontros aconteciam uma vez por semana, no próprio espaço escolar e duravam cerca de 1 hora. Nesse período, foram promovidas dinâmicas que abordaram os malefícios das drogas lícitas e ilícitas para a compreensão dos estudantes.
Da mesma forma, assuntos como combate ao bullying e resolução de conflitos de maneira não violenta também eram introduzidos de forma leve, lúdica e participativa. Ao final do curso os alunos produziram redações sobre os aprendizados que acompanharam a formação, com alguns dos textos sendo destaques premiados na cerimônia de formatura.
Nathaly Cristiny, estudante do 7º ano da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, é a autora de uma dessas redações e conta um pouco sobre sua experiência no programa. “Achei muito legal! Foi bom ter contato com os policiais que lidam com o combate às drogas e nos contaram histórias do trabalho deles. Assim, ficou mais interessante aprender sobre o prejuízo das drogas e porque devemos evitá-las”, relatou.
Esse é o segundo ciclo de formação do PROERD, concluído em Mesquita, em 2025. No primeiro semestre do ano, o programa já havia atendido às Escolas Municipais Ely Baiense Vailante, Doutor Deoclécio Dias Machado Filho e Doutor Manoel Reis. Nesse contexto, mais de 400 estudantes do 1º, 2º e 5º ano concluíram a formação em julho.

Foi o segundo ciclo de formação do PROERD, concluído em Mesquita, em 2025
Renata Levy é diretora da Escola Municipal Irena Sendler, na Coreia, e valoriza a atuação do PROERD na educação dos jovens mesquitenses. “É com extrema felicidade que estamos aqui, nesse momento, entendendo a importância desse programa. Hoje, tenho toda a tranquilidade, o carinho e a certeza de afirmar que seguimos, todos, o mesmo propósito: formar jovens fortes, conscientes e responsáveis”, destacou, durante o discurso na cerimônia de formatura.
Fotos: Luan de Brito















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.