Mutirão de colonoscopia marca nova etapa do Programa Fila Zero em Japeri  

Mutirão de colonoscopia marca nova etapa do Programa Fila Zero em Japeri  

Cerca de 400 pacientes serão beneficiados nesta fase que agiliza exames e garante conforto no atendimento. E a nova etapa do Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas. Os atendimentos ocorrem no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, instituição parceira da Prefeitura, com transporte garantido, e direito a acompanhante e alimentação

A Prefeitura de Japeri deu início, nesta quarta-feira, (10), a uma nova etapa do Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas. A fase começou com um grande mutirão de colonoscopia e já tem datas de atendimento também para endoscopia, beneficiando cerca de 400 pacientes que aguardavam por esses procedimentos essenciais para definição de diagnóstico e início de tratamento.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Roberto Pontes, esse é o maior programa de saúde da cidade. “Tivemos muitas ações em saúde que geraram impactos positivos na vida do japeriense. Mas, sem dúvida, o Fila Zero foi o mais importante. Eliminamos as filas, possibilitamos o esclarecimento de diagnósticos e o acesso a tratamentos para pacientes que aguardavam sem previsão de atendimento”, explicou.

A colonoscopia é um exame fundamental para diagnosticar e tratar doenças do intestino grosso, incluindo pólipos, inflamações, sangramentos e câncer colorretal. O procedimento permite detectar alterações precoces que podem salvar vidas. Para sua realização, o paciente passa por preparo prévio rigoroso, com dieta restritiva e uso de laxantes, e o exame é feito sob sedação, durando entre 15 e 60 minutos.

O primeiro dia de atendimento foi marcado por alívio e comodidade. Os pacientes, acompanhados por familiares, foram transportados pelos carros e vans da frota da Saúde e receberam lanche após os exames da manhã. Os agendados para o período da tarde, como Devacir Alves, morador do Parque Santos, que foi com a companheira Glória Macedo e comemorou o fim da longa espera, almoçaram antes do retorno para casa. O mesmo ocorreu com José Carlos, do bairro Transmontano, e Miguel Luiz, 58 anos, morador do Mucajá, que também realizaram a colonoscopia e almoçaram com os acompanhantes.

Devacir Alves, comemorou o fim da longa espera ao lado da companheira Glória Macedo

O Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas segue com novos mutirões de colonoscopia e endoscopia, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde até o fim de dezembro, beneficiando cerca de 400 pacientes. Os atendimentos ocorrerão no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, instituição parceira da Prefeitura, com transporte garantido, e direito a acompanhante e alimentação. Ao todo, serão 100 colonoscopias, com próxima agenda no dia 17 de dezembro, e 300 endoscopias nos dias 14, 20, 21, 27 e 28. 

Dúvidas e orientações poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp do Complexo Municipal de Regulação: (21) 96536-4280.

Rapidez e satisfação

Entre os pacientes atendidos, vizinhas do bairro Mucajá, Diva de Souza, 71 anos, que aguardava há cerca de sete meses, e Ana Maria Barros, 73 anos, que buscou atendimento após dores e diarreia constantes, elogiaram a agilidade e a qualidade das acomodações. “Já realizei esse exame no particular, onde juntamos o dinheiro para pagar. Mas foi impossível não comparar. Aqui estamos sendo infinitamente melhor atendidos”, disse Ana Maria, destacando o conforto do repouso em leito após o exame, e não em cadeiras. E ainda elogiando a médica do Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, Dra. Natália.

Diva de Souza, 71 anos, e Ana Maria Barros, 73 anos, pacientes atendidas pelo projeto

Glória Florentino, 61 anos, da localidade Citrópolis, apresentou sangue e mucosidade nas fezes, sintomas que reforçaram a urgência do exame. Saindo satisfeita, Maria Lúcia, 60 anos, paciente da UBS Guandu, realizou o exame e já foi para casa com o resultado em mãos. “Estou indo embora satisfeita com a rapidez e a qualidade do atendimento”, afirmou.

Selma Xavier, 48 anos, moradora de Nova Belém, contou que passou pelo atendimento com o Dr. Gutemberg na Unidade Básica de Saúde do bairro e, após dar entrada no Complexo de Regulação, recebeu rapidamente a ligação para o exame. “Eu estava ansiosa, achando que ia demorar muito, mas logo ligaram para marcar. Às 7h cheguei e fui a primeira a ser atendida. Foi a primeira vez que fiz o exame. Agora estou bem e até recebi o lanchinho”, comemorou ainda em repouso na enfermaria.

Selma Xavier, 48 anos, moradora de Nova Belém, contou que o seu atendimento foi rápido

Já Beatriz Silva, 44 anos, também de Nova Belém, deu entrada no pedido no final de agosto. “Recebi a ligação na sexta-feira e já era para hoje. Estou bem, vou levar logo o resultado para o médico e passar o Natal tranquila com a família”, finalizou.

Fotos: Suzane Vasconcellos

Você pode ter perdido