Alegria, dança e tradição: festas juninas animam escolas municipais de Japeri
Durante todo o mês de julho, unidades da rede estão realizando festas que celebram a cultura popular com muita dança, brincadeira e participação da comunidade escolar

Bandeirinhas coloridas no teto, muita música, dança, comidas típicas e sorrisos por todo lado! É assim que o mês de julho está sendo vivido nas 34 escolas da rede municipal de Japeri, que transformaram os pátios em verdadeiros palcos de tradição, interação e diversão.
Na Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, a festa começou ainda pela manhã, com brincadeiras, pescaria, dança e muita empolgação. A animação tomou conta dos pequenos da educação infantil ao 5º ano, que participaram com entusiasmo das apresentações temáticas.
João Victor dos Santos, de 8 anos, recém-saído da dança, respirava fundo com um sorriso de orelha a orelha: “Eu dancei tudinho! Estava muito legal, com a minha roupa xadrez e o chapéu! Eu adoro essa festa, tem brincadeira e comida!’’A coleguinha Iasmim Gomes, de 7 anos, também fez questão de contar sua parte favorita: “Eu gostei de tudo! Estou me divertindo muito com meus amigos.’’

A festa começou pela manhã com muita música, dança, comidas típicas e sorrisos por todo lado!
A gestora da unidade, Luciana Piter, destacou a força que esse tipo de evento tem dentro do ambiente escolar: “As festas juninas são uma oportunidade de trabalhar cultura, identidade e pertencimento. A participação dos pais, a alegria das crianças e o envolvimento de toda a equipe mostram o quanto esses momentos fortalecem os laços entre a escola e a comunidade.”
Com o objetivo de valorizar a cultura popular, promover a interação entre alunos, famílias e escola, e claro, proporcionar um momento especial para os pequenos, os tradicionais arraiás escolares estão transformando o cotidiano das unidades em verdadeiros cenários de alegria, afeto e tradição. Nas escolas, o som das músicas típicas ecoa pelos corredores, e os alunos, vestidos com seus trajes caipiras, aguardam ansiosamente pela hora da quadrilha.
Durante todo o mês, as escolas estão se organizando para manter essa chama acesa, mesmo sem fogueira! Ao longo das últimas semanas, sete escolas municipais já promoveram suas festas juninas com grande participação da comunidade escolar, envolvendo alunos, professores, gestores, pais e responsáveis. As escolas participantes foram: Ciep 401 Lucimar, Maria Luiza Russo, Santos Dumont, Pastor Aristides Arruda, Belo Horizonte, Darcílio Ayres Raunheitti, Professora Célia Sobreira e Professor Marco Antonio Felix Pereira.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.