Assistência Social inaugura Programa Mulheres Mil em parceria com a CTUR-UFRRJ
A iniciativa vai oferecer formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social

O Programa Mulheres Mil chega a Japeri, dando início a uma importante jornada de formação profissional voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação é promovida pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ).
Ao todo, 30 mulheres japerienses serão atendidas nesta edição, fortalecendo ainda o Programa Acessuas Trabalho, que tem como foco a promoção da autonomia, inclusão e ampliação do acesso à empregabilidade.
A aula inaugural aconteceu no último dia, (5), no Auditório Gustavo Dutra, na UFRRJ. Na ocasião, as participantes de Japeri foram apresentadas às diretrizes do programa e puderam conhecer alunas do curso de Cuidadora de Idosos. Com foco na capacitação profissional de mulheres dos municípios de Seropédica, Paracambi, Queimados e Japeri, o Mulheres Mil reafirma a força das parcerias entre os governos municipais, o CTUR-UFRRJ e o Governo Federal.
E no dia, (7), o secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano, que está acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos, realizou um encontro do grupo na sede da Semas, onde destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para o empoderamento feminino no município. “Iniciar esse trabalho é uma conquista emocionante e cheia de significado. Um momento marcante para a cidade e para a história dessas mulheres, que ao final do curso terão mais do que aprendizado, terão aberto portas, superado desafios e fortalecido seu protagonismo”, disse o secretário.

Durante o encontro, a aluna Mirian da Silva, emocionou a turma com uma fala de incentivo e reflexão. “Viva isso aqui para você primeiro. Estude, se esforce, não para competir, mas para valorizar tudo que você já enfrentou até aqui. Ser mãe, dona de casa, trabalhar fora e ainda assim encontrar forças para estudar é o nosso diferencial. Se ficar difícil, vamos pedir ajuda, mas vamos vencer. Eu me sinto como se estivesse na escola de novo. Vamos crescer juntas, emocionalmente, espiritualmente e com amor”.
De acordo com Fernando José, coordenador do Acessuas Trabalho, as tratativas para implantação do projeto começaram em maio deste ano e a iniciativa irá não somente promover o protagonismo feminino em Japeri, como também contribuir diretamente para o fortalecimento do programa. “Vamos realizar mais do que a promoção de mulheres em situação de vulnerabilidade, vamos apresentar a elas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho”, explicou, recebendo os cumprimentos do gestor Walter Trajano.
Fotos: PMJ
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.