Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis discute com o setor os caminhos para a regularização da Lei da Aprendizagem

Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis discute com o setor os caminhos para a regularização da Lei da Aprendizagem

O evento que vai discutir, nesta quinta-feira (14) na sede da Acenil, a questão da empregabilidade no município, reunindo empresários, gestões de RH e profissionais das áreas contábil e jurídica.

O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis e Baixada Fluminense (Acenil) será palco nesta quinta-feira (14) do evento que vai discutir a questão da empregabilidade no município. O encontro, intitulado “Aprendizagem: Caminhos para Regularização”, e que terá a chancela do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do Rio de Janeiro, vai reunir empresas, gestões de RH e profissionais das áreas contábil e jurídica.

Segundo o presidente da Acenil, Juan Medeiros, a ideia do encontro, previsto para começar às 9h30, é levar esclarecimentos às empresas sobre todas as possibilidades da contratação de jovem, a descoberta novos talentos, que vai muito além do cumprimento de cota, mostrar os benefícios dessa contratação e como as empresas podem aproveitar todo o potencial da política pública disponibilizada para o setor.

— Na pauta do encontro, esclarecimentos sobre a Lei da Aprendizagem, como cumprir a cota de aprendizes de forma eficiente e segura, oferecendo também informações práticas para transformar a aprendizagem em vantagem competitiva e como o CIEE pode ser um parceiro estratégico, além da divulgação do Programa de Estágio da Prefeitura de Nilópolis — explica o líder empresarial nilopolitano, frisando que o evento será uma oportunidade para empresas e profissionais da região se atualizarem.

Para Medeiros, a Lei da Aprendizagem nº 10.097, de 2000, é a principal política pública de integração dos jovens ao mercado de trabalho. Lembra ainda que a campanha Regularize, além dos benefícios sociais e profissionais envolvidos, a conformidade com a cota é parte essencial da responsabilidade corporativa. Por isso mesmo, as empresas que não estiverem alinhadas com essas diretrizes podem enfrentar consequências significativas, sendo, portanto, fundamental que todas as organizações revisem suas práticas e assegurem que estão atendendo às exigências legais pertinentes.

CIEE Rio

O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio) é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, dedicada a promover a integração de pessoas ao mundo do trabalho por meio, principalmente, de programas de estágio e aprendizagem. Com uma vasta experiência e uma rede de parceiros robusta, o CIEE Rio, que completou 60 anos em 2024, já proporcionou desenvolvimento profissional e pessoal a mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.

A sede da Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis e Baixada Fluminense fica na Rua Deputado Simão Sessim (antiga Carmela Dutra), 1880, 3º andar.

Foto: Reprodução

Você pode ter perdido