Câmara Municipal de Nova Iguaçu avança na inclusão com projeto de lei para sessões de cinema adaptadas

Câmara Municipal de Nova Iguaçu avança na inclusão com projeto de lei para sessões de cinema adaptadas

A proposta garante que mais famílias possam vivenciar a magia do cinema em um ambiente acolhedor e preparado para suas necessidades

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu deu um passo importante rumo à inclusão e ao lazer acessível. Foi aprovado em 1ª votação, nesta terça-feira (23), o projeto de lei do vereador Juan Santa Cruz, que torna obrigatória a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de hipersensibilidade sensorial.

A proposta garante que mais famílias possam vivenciar a magia do cinema em um ambiente acolhedor e preparado para suas necessidades. “O cinema é um espaço de convivência e lazer. Este projeto busca assegurar o direito à participação cultural plena para todos”, destacou o autor.

A sessão contou com presenças marcantes, como o desembargador aposentado Jorge Luiz Habib, e também com homenagens, entre elas a Moção de Congratulações e Aplausos entregue ao secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Nobre, pelo vereador Marcio Simpatia. O clima festivo se completou com o tradicional “Parabéns pra Você” em celebração aos aniversários dos vereadores Marcio Fonseca e Igor Porto.

E as comemorações continuam: amanhã (24), às 14h, a Casa realiza uma sessão solene pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao longo de três décadas e meia, o SUS transformou a realidade da saúde pública brasileira”, afirmou o vereador Dr. Robertinho, presidente da Comissão de Saúde e organizador do evento.

Nova Iguaçu mostra, mais uma vez, que inclusão, reconhecimento e celebração caminham lado a lado no Legislativo municipal.

Você pode ter perdido