Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu ação em saúde

Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu ação em saúde

Estudantes e servidores da universidade puderam realizar aferição de pressão arterial e teste de glicemia, receber orientação nutricional e de saúde bucal, auriculoterapia e vacinação contra gripe, além da tríplice viral.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Atenção à Saúde, realizou, nesta segunda-feira (18), uma ação voltada à promoção da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Duque de Caxias. Professores, alunos e colaboradores participaram de uma palestra sobre “Suporte Básico de Vida”, ministrada pelo técnico de enfermagem Adriano Valença, que atua no SAMU do município e que é também Bombeiro Militar. Durante a apresentação, foram repassadas orientações sobre como agir em situações de emergência e como prestar os primeiros socorros corretamente até a chegada do atendimento especializado.

Além da palestra, a iniciativa contou com uma série de atendimentos e de serviços oferecidos ao público presente. Estudantes e servidores da universidade puderam realizar aferição de pressão arterial e teste de glicemia, receber orientação nutricional e de saúde bucal, auriculoterapia e vacinação contra gripe, além da tríplice viral. Dra. Célia Guerra, diretora do Departamento de Atenção à Saúde, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde da comunidade acadêmica, oferecendo orientações e cuidados que, muitas vezes, os alunos e profissionais não conseguem buscar no dia a dia. Além disso, ações, como esta, fortalecem o vínculo entre o poder público e a universidade, promovendo conhecimento e estimulando práticas de prevenção”, ressaltou.

Para a estudante Vitória Maria Sousa Pinto da Costa, 21 anos, do curso de Biotecnologia, a ação foi muito positiva. “Achei excelente a iniciativa, principalmente porque o curso tem uma carga horária intensa, dificultando o acesso a serviços de saúde; pudemos ver nutricionista, dentista, tomar vacina. Sem contar que nosso Campus é distante de tudo, então, o socorro demora pra chegar”, destacou.
A Prefeitura segue desenvolvendo ações de prevenção e de promoção da saúde em diferentes espaços do município, reforçando o compromisso com o bem-estar da população e com a difusão de conhecimento em saúde.