Cláudio Castro declara Cordão da Bola Preta patrimônio do Estado do Rio

Cláudio Castro declara Cordão da Bola Preta patrimônio do Estado do Rio

Bloco centenário que arrasta multidões no Carnaval ganhou o título em lei sancionada pelo governador

Com mais de 100 anos de história, o Cordão da Bola Preta foi reconhecido pelo governador Cláudio Castro como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O título foi dado pela Lei 10.902/2025, sancionada por Castro e publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial, demonstrando a importância do bloco para o carnaval e a cultura fluminense.

– Não há como falar de Carnaval, no Rio ou no Brasil, sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio – declarou Cláudio Castro.

Fundado em 1918, o Bola Preta é o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Considerado hoje um megabloco, atrai a cada ano uma multidão de foliões para as ruas do Rio, aos sábados de Carnaval.

O bloco, que atravessou gerações, é parte da memória cultural da capital fluminense e desfila ao som de marchinhas de Carnaval, sambas-enredo, além de clássicos de MPB. Em 1º de março deste ano, sábado de carnaval, celebrou o 106º desfile da agremiação, com o tema “Rio, eu te amo”, homenageando os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.