Cláudio Castro tira do papel iniciativa que valoriza policiais penais do Estado do Rio

Cláudio Castro tira do papel iniciativa que valoriza policiais penais do Estado do Rio

Os policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) tiveram mais uma conquista: a GVP passou de 18% para 20% sobre o vencimento-base dos agentes, independentemente da lotação.

O governador Cláudio Castro tirou do papel mais uma medida que reforça o compromisso com a valorização da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. O chefe do Executivo sancionou a Lei nº 11.080/2025, que garante a Gratificação de Valorização Profissional (GVP) aos policiais penais ativos e inativos. A norma é de iniciativa do Poder Executivo e traz segurança jurídica aos servidores.

A gratificação de valorização passou de 18% para 20% sobre o vencimento-base dos agentes,

— Com essa lei, de autoria do Governo do Estado, afastamos inconstitucionalidades e qualquer questionamento, já que a competência de legislar sobre o tema é do Poder Executivo. Além disso, a medida garante o mais importante: a valorização dos nossos servidores policiais penais — declarou o governador Cláudio Castro.

Os policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) tiveram mais uma conquista: a GVP passou de 18% para 20% sobre o vencimento-base dos agentes, independentemente da lotação. A nova legislação também assegura o pagamento da gratificação aos inspetores de polícia penal inativos, em percentual igual ao dos servidores da ativa.

Para a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel (foto), a sanção da lei representa o reconhecimento do trabalho da categoria.

— Essa lei consolida uma reivindicação legítima da Polícia Penal e reconhece, de forma justa, o trabalho de homens e mulheres que dedicam suas vidas à segurança pública do nosso estado, garantindo segurança jurídica e valorização aos servidores ativos e inativos — declarou a secretária.

Você pode ter perdido