Clínica da Família Jacutinga recebe ação social em alusão ao Outubro Rosa, em Mesquita

Clínica da Família Jacutinga recebe ação social em alusão ao Outubro Rosa, em Mesquita

Equipamento recepcionou atividades da Saúde e Assistência Social, em uma grande iniciativa em benefício do bem-estar do cidadão mesquitense. Ofereceu serviços como isenção de documentos e corte de cabelo aos visitantes da clínica. As atividades aconteceram junto às campanhas municipais de vacinação e de prevenção ao câncer de mama, que ocorreram em todas as unidades de saúde da cidade.

A Clínica da Família Jacutinga sediou ações diversas, mas com um objetivo em comum: o cuidado com a população mesquitense, principalmente a parcela feminina. Na ocasião, a unidade de saúde foi local de atuação para a Assistência Social de Mesquita, que, representada por funcionários do CRAS da Jacutinga e, também, por alunas e coordenadora do Espaço da Mulher Mesquitense, ofereceu serviços como isenção de documentos e corte de cabelo aos visitantes da clínica. As atividades aconteceram junto às campanhas municipais de vacinação e de prevenção ao câncer de mama, que ocorreram em todas as unidades de saúde da cidade.

Mais de 40 mulheres passaram pela clínica e ganharam cortes de cabelo pelas mãos das alunas e professoras do curso de Cabeleireira, oferecido pelo Espaço da Mulher Mesquitense. Além disso, os visitantes também puderam solicitar o serviço de isenção de custos na emissão de documentos, prestado por representantes do CRAS do bairro.

Nas palavras de Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, o evento contribui para aproximar o cidadão dos serviços públicos oferecidos no município. “Promover ações fora do Espaço da Mulher Mesquitense é importante para levar o atendimento até o munícipe, no nosso caso, as mulheres da cidade. Assim, é possível que elas se sintam ainda mais acolhidas, conheçam nossa pasta e saibam que existem espaços e equipamentos aptos para atendê-las”, explica.

Localizado na Rua Libânia 195, na Vila Emil, o Espaço da Mulher Mesquitense oferece cursos profissionalizantes ao público feminino de maneira totalmente gratuita. Entre eles, formações de Cabeleireira, Design de Sobrancelhas e Depilação. Além disso, o equipamento também oferece workshops e oficinas voltados ao suporte à comunidade feminina.

Thalita Lima, coordenadora da Clínica da Família da Jacutinga, evidencia como a integração entre secretarias, nesse caso Saúde e Assistência Social, atua a favor do atendimento do cidadão. “Articulamos essa ação junto ao CRAS e ao Espaço da Mulher Mesquitense, visando um suporte mais completo à população, pensando no atendimento às demandas sociais de diferentes tipos. É sobre enxergar o paciente de maneira integral e promover acolhimento às famílias”, defende.

Campanhas da Saúde

No mesmo dia, as unidades de saúde também ofereceram serviços de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional a favor da saúde feminina. Dessa forma, foram realizadas coletas de preventivo, avaliações para solicitação de mamografia e, também, agendamento e inserção de DIU, sendo este último realizado apenas nas clínicas da família Cosmorama, França Leite e São José, e somente para pacientes pré-agendados.  

Fátima Cardoso e Dora Moraes, respectivamente mãe e filha, são moradoras de Santo Elias e contam que aproveitam os equipamentos de saúde pública de Mesquita para realizar exames preventivos anualmente. “A gente costuma fazer nossa prevenção todos os anos, em outubro. Fazemos exames preventivos como o ultrassom e a mamografia. Ter esse serviço acessível à população é muito bom e muito importante”, destacou Fátima. 

Ao mesmo tempo, todas as 11 clínicas da família de Mesquita promoveram um Dia de Vacinação, voltado à atualização da caderneta de vacinação. Nesse contexto, foram aplicadas 1.446 doses de imunizantes, entre elas vacinas contra dengue, gripe e febre amarela. Além disso, houve repescagem de doses contra o vírus HPV, voltada a jovens de 15 a 19 anos, e contra o sarampo, para pessoas de 6 meses a 59 anos.

Fotos: Julia Jordão