Creche Municipal Nilson de Souza promove Teatro de Fantoches alusivo ao Setembro Amarelo em  Belford Roxo

Creche Municipal Nilson de Souza promove Teatro de Fantoches alusivo ao Setembro Amarelo em  Belford Roxo

O teatro de fantoches com o tema ‘Setembro Amarelo’ foi uma iniciativa realizada em duas sessões (manhã e tarde), encenadas nos fantoches usados pela gestora Dulce Amado e a orientadora pedagógica, Carla Lima, com o apoio de todo o corpo técnico, abordando a valorização da vida, empatia, cuidado e o acolhimento para as animadas e sorridentes crianças.

A Creche Municipal Vereador Nilson de Souza usou de forma lúdica e envolvente o Teatro de Fantoches para destacar o Setembro Amarelo – Mês de Conscientização Sobre Transtornos Mentais e Prevenção ao Suicídio, na quinta-feira (18), para os 86 alunos de Educação Infantil no bairro Vale das Mangueiras. O evento celebrou também o Dia Nacional do Teatro comemorado nesta sexta-feira (19 de setembro).

O teatro de fantoches com o tema ‘Setembro Amarelo’ foi uma leve iniciativa realizada em duas sessões (manhã e tarde), encenadas nos fantoches usados pela gestora Dulce Amado e a orientadora pedagógica, Carla Lima, com o apoio de todo o corpo técnico, abordando a valorização da vida, empatia, cuidado e o acolhimento para as animadas e sorridentes crianças.

“Fizemos toda a temática do Setembro Amarelo com um teatro voltado para as emoções de forma lúdica, eles são pequenininhos. Destacamos a importância da amizade, que eles não precisam se sentir sozinhos, para que absorvam essa ideia e também sobre conversar quando tiverem alguma tristeza, tudo colocado de forma devagar para que eles possam entender”, disse a gestora Dulce Amado.

Forma lúdica

Os fantoches (bonecos) encenados arrancaram muitos sorrisos dos animados alunos de 3 e 4 anos. Os profissionais de Educação utilizaram técnicas para prender a atenção dos pequenos de forma lúdica com esquete de 15 minutos para que as crianças mantivessem o foco, incluindo criação de histórias sobre amizade e expressão de sentimentos através de personagens.

A gestora e a orientadora usaram também expressões físicas usando cores para atrair a atenção das crianças e refletir sentimentos, como, o vermelho (raiva), cinza (tristeza) e o amarelo (alegria), entre outras.

“Nossa ideia foi que eles, ainda que pequenos, tenham um entendimento inicial da valorização da vida, despertando a atenção deles de forma leve, lúdica e com muita alegria, ressaltando o – Você não está sozinho -”, destacou a orientadora Carla Lima.

 Outras unidades

Nesta sexta-feira (19) ainda, a Secretaria Municipal de Educação promoveu atividades alusivas ao Setembro Amarelo no CIEP Municipalizado Constantino Reis (São Bernardo).

A Casa da Criança Nova Aurora recebeu festividade da Primavera, enquanto a Creche Municipal Sargento Welerson Lopes “Leleço” contou com atividades referente do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e na Escola Municipal José Mariano dos Passos (Vilar Novo) houve uma exposição do Dia da Árvore.