Deputado Ricardo Abrão preside audiência pública sobre isenções fiscais na Câmara dos Deputados

Deputado Ricardo Abrão preside audiência pública sobre isenções fiscais na Câmara dos Deputados

De autoria do parlamentar nilopolitano, a subcomissão tem como objetivo discutir a política federal de concessão de isenções, subsídios, benefícios e renúncias tributárias.

O deputado federal Ricardo Abrão (União-RJ) presidiu, nesta terça-feira (12), a audiência pública da Subcomissão Especial das Isenções Fiscais, vinculada à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. De autoria do parlamentar, a subcomissão tem como objetivo discutir a política federal de concessão de isenções, subsídios, benefícios e renúncias tributárias.

O debate contou com a presença de Claudemir Rodrigues Malaquias, Chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros do Ministério da Fazenda; Rodrigo Augusto Verly de Oliveira, Subsecretário de Tributação e Contencioso Substituto da Secretaria da Receita Federal do Brasil; João Ricardo Pereira, Auditor-Chefe da AudFiscal do Tribunal de Contas da União (TCU); e Fábio Bandeira Guerra, Gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante o encontro, Abrão destacou que as renúncias tributárias e os subsídios financeiros representam um custo fiscal de aproximadamente R$ 1 trilhão por ano, valor equivalente a mais de 10% do PIB. Segundo o parlamentar, o cenário atual exige maior transparência, padronização e avaliação técnica para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente.

Segundo Abrão, vas renúncias tributárias e os subsídios financeiros representam um custo fiscal de aproximadamente R$ 1 trilhão por ano

“Estamos aqui para um debate técnico e responsável para identificar excessos, assegurar a continuidade dos incentivos que realmente funcionam e aprimorar os critérios de concessão desses benefícios. O Brasil precisa de uma política fiscal mais eficiente e justa”, afirmou Abrão.

A subcomissão seguirá realizando estudos, ouvindo especialistas e elaborando propostas legislativas para contribuir com uma revisão qualificada da política de benefícios fiscais no país.