Dia Mundial da Educação Ambiental destaca avanços da arborização urbana em São João de Meriti

Dia Mundial da Educação Ambiental destaca avanços da arborização urbana em São João de Meriti

Plano Municipal de Arborização da Prefeitura prevê o plantio de 10 mil árvores em áreas públicas e a doação de 10 mil mudas à população até 2028

Celebrado em 26 de janeiro, o Dia Mundial da Educação Ambiental reforça a importância do conhecimento e de ações concretas para a preservação do meio ambiente. Em São João de Meriti, a data é lembrada pelos avanços da política de arborização urbana implementada pela Prefeitura, que já plantou mais de 800 árvores em calçadas, praças e logradouros públicos.

Historicamente afetada pela escassez de áreas verdes e pelas ilhas de calor, a cidade iniciou em 2025 o Plano Municipal de Arborização Urbana, com foco no plantio de 10 mil espécies nativas da Mata Atlântica e no uso de árvores semiadultas, que garantem benefícios ambientais mais rápidos, como sombreamento e redução da temperatura.

A meta é alcançar as 10 mil árvores plantadas em áreas públicas até 2028, além da doação de outras 10 mil mudas à população. Somente em 2026, estão previstas 3 mil novas árvores e a distribuição de 3 mil mudas.

A meta do governo é alcançar as 10 mil árvores plantadas em áreas públicas até 2028

Resposta efetiva

O prefeito de Meriti, Léo Vieira, enfatizou o trabalho realizado pela gestão municipal na área ambiental. “Nossa cidade conviveu por muitos anos com a falta de áreas verdes. Mudar essa realidade é uma das nossas missões. O Plano Municipal de Arborização representa uma resposta efetiva, pensada para enfrentar as ilhas de calor e melhorar a vida da população”, ressaltou o prefeito.

Para o secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, a iniciativa une sustentabilidade e conscientização. “A arborização urbana é uma ferramenta de educação ambiental na prática. Ela melhora o clima da cidade, acelera os benefícios para a população e cria um território resiliente às mudanças climáticas”, destacou o secretário.

A iniciativa consolida São João de Meriti como uma referência em desenvolvimento sustentável e na construção de uma cidade mais verde e saudável para as futuras gerações.

Fotos: Gilberto Rocha

Você pode ter perdido