Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é tema de debate na Câmara de Nova Iguaçu
Presidente da Casa Legislativa, Dr. Marcio Guerreiro, destacou a importância do Setembro Amarelo, reforçando que a campanha vai além da conscientização: é um chamado à empatia, ao diálogo e ao cuidado com a saúde mental.

(*) Por Geraldo Perelo
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, foi pauta na sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Iguaçu nesta terça-feira (10). O presidente da Casa, Dr. Marcio Guerreiro, destacou a importância do Setembro Amarelo, reforçando que a campanha vai além da conscientização: é um chamado à empatia, ao diálogo e ao cuidado com a saúde mental.
“Falar sobre o tema ainda é um desafio, mas é justamente o silêncio que aprofunda o sofrimento de tantas pessoas. Precisamos quebrar tabus, oferecer escuta e acolhimento, além de garantir políticas públicas que fortaleçam a rede de apoio emocional e de saúde”, afirmou o parlamentar.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foi pauta na sessão da Câmara Municipal
Durante o debate, o vereador Claudio Haja Luz destacou a atuação do movimento Help, da Igreja Universal, que presta apoio a pessoas em situação de sofrimento emocional e ideação suicida. Ele também lembrou a importância do número 188, serviço voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida), disponível gratuitamente para toda a população. Dados nacionais apontam que cerca de 14 mil suicídios são registrados por ano no Brasil, o que equivale, em média, a 38 casos por dia.
Outros temas em pauta
Na parte do Tema Livre, o vereador Haja Luz apresentou indicação ao Executivo para que sejam realizados estudos sobre a possibilidade de gratuidade no transporte público para pais atípicos. Já o vereador Dr. Robertinho anunciou que o bairro Califórnia receberá, em breve, um campo de esportes com grama sintética, ampliando os espaços de lazer da região.
Os vereadores Maninho de Cabuçu, Vaguinho Neguinho e Dr. Marcio também elogiaram o trabalho do coronel Fernando à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública, destacando o início do programa Patrulha da Madrugada, considerado uma ação positiva para o município.
Aprovação de projeto e homenagens
Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia Municipal do Clamor pela Paz, a ser celebrado anualmente no primeiro domingo de agosto.
A sessão ainda foi marcada por homenagens a personalidades da cidade, que receberam Moções de Aplausos e o Título de Cidadania Iguaçuana.




de Cidadania Iguaçuana
(*) Com ascom CMNI















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.