Duque de Caxias celebra o Dia do Padroeiro da Cidade junto a alunos da rede de ensino municipal
Reconhecido como um dos maiores estrategistas militares do país, Luís Alves de Lima e Silva comandou o Exército na Guerra do Brasil contra o Paraguai e esteve à frente de importantes movimentos internos, como o combate à Balaiada e à Revolta dos Farrapos.

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Netinho Reis participou da cerimônia em homenagem ao Dia do Patrono de Duque de Caxias, celebrada junto a alunos da rede municipal de ensino e autoridades municipais. O encontro reforçou a importância da memória histórica e da valorização da identidade do município.
“No Dia do Patrono de Duque de Caxias, a gente celebra nossa história e tudo o que nos torna fortes. É o momento de lembrar da coragem e da dedicação que marcam nossa identidade e de renovar o amor pela cidade que construímos todos os dias. Seguimos juntos!”, destacou o prefeito.
O nome da cidade é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Reconhecido como um dos maiores estrategistas militares do país, comandou o Exército na Guerra do Brasil contra o Paraguai e esteve à frente de importantes movimentos internos, como o combate à Balaiada e à Revolta dos Farrapos.

- Balaiada (1838-1841): revolta popular no Maranhão, que contou com a participação de escravizados, vaqueiros, artesãos e trabalhadores rurais.
- Revolta dos Farrapos (1835-1845): conflito no Rio Grande do Sul, durante o período regencial, liderado pela elite gaúcha, contrária aos altos impostos sobre o charque e em busca de maior autonomia para a província, chegando a proclamar a República Rio-Grandense.
Embora seja uma data significativa, o Dia do Patrono de Duque de Caxias não é feriado municipal. Conforme a Deliberação nº 1.543 de 1970, a data é considerada ponto facultativo, e as repartições públicas municipais funcionam normalmente.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.