Duque de Caxias dá largada a testes com ônibus 100% elétrico em linha intermunicipal para a Barra da Tijuca
Para o secretário estadual de Transporte, Washington Reis, o projeto é um marco para a mobilidade da Baixada Fluminense.
Por Geraldo Perelo
Foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (23), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o teste de operação de um ônibus 100% elétrico na linha intermunicipal que liga o Distrito de Xerém à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital do estado. A iniciativa marca um avanço histórico rumo à modernização do transporte público e à adoção de soluções sustentáveis na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Com percurso total de 160 quilômetros, a linha deve operar com partidas a cada oito minutos, prometendo mais agilidade e conforto aos passageiros. O modelo utilizado é o Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, que reúne o que há de mais moderno em tecnologia veicular: acessibilidade com rampa para cadeirantes, poltronas confortáveis, carregadores USB, Wi-Fi, painéis informativos em tempo real e, principalmente, zero emissão de poluentes e ruído extremamente reduzido.
Entre os mais entusiasmados com a nova fase estava o motorista Emerson Christian, há 17 anos na Viação Santo Antônio, empresa responsável pelo teste. “É excelente. A diferença é enorme em relação aos coletivos tradicionais. Tem rampa de acesso para cadeirante bem prática, poltronas confortáveis e uma viagem silenciosa, tranquila, sem estresse”, relatou.


O prefeito Netinho Reis e o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana “testaram” o coletivo
O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, que estava acompanhado também do vereador Junior Reis e do deputado estadual Rosenverg Reis, celebrou o início dos testes como um passo importante para a cidade. “É motivo de muita felicidade poder testar o ônibus elétrico. Teremos ainda mais novidades em breve”, afirmou, sem esconder o otimismo com a ampliação do projeto para outras linhas da cidade.
Segundo o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washinton Reis, o projeto é um marco para a mobilidade da Baixada Fluminense. “Esse é o início da maior descarbonização do país, com ônibus verdes, tarifa verde e mais economia no valor do combustível — o que, por consequência, trará também economia no valor da passagem”, destacou.
A articulação para a implementação do projeto envolve o Centro de Negócios RJ+, iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que promove parcerias entre o setor público e privado, unindo fabricantes de ônibus, o Governo Estadual, a concessionária de energia Light e o setor de transporte para realizar testes reais em todas as etapas do ecossistema.
O plano do governo é que, após a avaliação dos resultados do teste — como autonomia dos veículos, eficiência operacional em longos trajetos e viabilidade econômica — o modelo elétrico seja expandido para outras linhas intermunicipais e, posteriormente, para corredores municipais em Duque de Caxias, como as ligações entre Imbariê, Xerém, Saracuruna e o centro do município.
“Estamos chamando de ‘metrô sobre pneus’. Vamos começar com as ligações mais longas, como Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense à capital. Depois, vamos firmar parcerias com as prefeituras para a implantação das linhas municipais”, completou Washinton Reis.
Morador em Xerém e primeiro passageiro a ocupar uma poltrona no novo ônibus elétrico, Cláudio Bergamini, de 67 anos, aprovou a nova experiência. “Pelo visto, é um ônibus bem mais bonito e confortável. O povo, aqui, merece esse carinho especial”, disse.

Cláudio Bergamini gostou da nova experiência: “bem mais bonito e confortável”, elogiou.
A expectativa é que essa inovação ajude a transformar a qualidade do transporte público na Baixada e na Região Metropolitana, trazendo benefícios ambientais, conforto aos passageiros e eficiência ao sistema. A jornada por um futuro mais sustentável e moderno nas estradas do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo capítulo.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.