Educação e tecnologia: alunos de Mesquita visitam o CCO
Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura do prédio, entenderam a operação das câmeras de vigilância, observaram a funcionalidade dos drones e o controle semafórico e aprenderam sobre o papel de cada setor técnico. Ao todo, 15 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e quatro funcionárias participaram da atividade.

Na tarde da última quinta-feira, dia 30 de outubro, alunos e profissionais da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no BNH, estiveram no Centro de Controle Operacional de Mesquita para uma visita técnica guiada pelos gestores do próprio CCO. Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura do prédio, entenderam a operação das câmeras de vigilância, observaram a funcionalidade dos drones e o controle semafórico e aprenderam sobre o papel de cada setor técnico. Ao todo, 15 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e quatro funcionárias participaram da atividade.

Os jovens interagiram com as plataformas utilizadas no CCO: ampliaram o zoom das câmeras, captaram e analisaram placas de veículos, acompanharam o monitoramento de espaços públicos e entenderam como funciona o sistema utilizado nos semáforos municipais. Um dos pontos mais frisados foi o acesso controlado às salas de operação do prédio, que ajuda a garantir a segurança e a confidencialidade das informações, imagens e ocorrências.
Coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita, Renata Paranhos ressaltou a importância da visita, especialmente no que diz respeito à formação cidadã e às possibilidades de carreira. “Nessa apresentação, temos a chance de mostrar para as crianças que existem muitos caminhos possíveis dentro do serviço público e da tecnologia. Afinal, nossos agentes são especializados em diversas áreas. Além disso, é gratificante saber que, ao abrir nossas portas, podemos despertar o interesse desses alunos por profissões que contribuem diretamente para o desenvolvimento da cidade”, enfatiza.
A iniciativa surgiu a partir de um trabalho pedagógico realizado na escola, no qual os alunos apresentaram projetos com diferentes equipamentos públicos e explicaram suas funções e importância para o município. Um desses projetos teve como tema justamente o Centro de Controle Operacional.
Inspirando futuras gerações

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Josiane Lino, a visita é uma forma de inspirar as futuras gerações. “Nós abordamos o município de Mesquita nesse trabalho. Mas eles ficaram em dúvida sobre o que era o CCO, onde ficava e o que tinha aqui dentro. Então, nossa equipe mobilizou essa visita. Proporcionar é muito importante, porque queremos dar a oportunidade deles sonharem. Essa abordagem é fundamental, especialmente nessa fase da vida, pois eles são os futuros protagonistas da nossa cidade”, destaca. Agora, nesta semana, outro grupo de estudantes da unidade terá a mesma oportunidade de realizar a visita guiada.
Fotos: Cesar Oliveira















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.