Espaço Cultural Ginga Tropical prepara atividades especiais para o Dia da Consciência Negra

Espaço Cultural Ginga Tropical prepara atividades especiais para o Dia da Consciência Negra

Roda de Conversa, música e arte estão na programação que terá dois dias de evento gratuito

O Mês da Consciência Negra tem tom de celebração e resistência no Espaço Cultural Ginga Tropical que está preparando dois dias de atividades para discutir, repensar e, principalmente demonstrar a importância da valorização da cultura preta para o nosso país.

A programação começa no dia 20 de novembro, às 14h com apresentação do Grupo Origens. Comandados por Luana Bandeira, os dançarinos farão uma apresentação de afro e samba seguida por muito Samba de Roda.

“Pensamos nesse evento como forma de reunir nossa gente para mostrar o legado que construímos, iniciado com nossos antepassados sob a dor da escravidão. É preciso discutir a importância e o nosso lugar dentro dessa sociedade em um país construído por nós”, diz Rose Oliveira, idealizadora da ação.

Além da cultura e da dança, o espaço será aberto para uma roda de conversa mediada pela empresária que foi uma das primeiras mulheres pretas a alcançar papel de destaque no setor da aviação, como comissária de bordo internacional. Rose Oliveira receberá personalidades do samba, filósofos, advogados e sacerdotisas de matrizes africanas para discutir o protagonismo das mulheres negras nos segmentos onde atuam.

Já na sexta-feira, 21 de novembro, as atividades no Espaço Cultural Ginga Tropical, começam pela manhã com coffee break e o lançamento do Coletivo Neilda Fabiano. Ao longo do dia, rodas de conversa, capoeira, shows, homenagem à longevidade do povo preto representada por Dona Léa Costa, e uma roda de samba coroam o evento consolidando o Espaço como uma das referências culturais para o Projeto Reviver Centro.

Capoeira, shows e homenagem à longevidade do povo preto representada por Dona Léa Costa

Localizado na Rua da Alfândega, 19, o Espaço Cultural funciona de segunda à sexta-feira, com mostras culturais e ambientes preparados para empreendedores culturais desenvolverem seus projetos.