Estação Saúde leva vacinação, testagem e orientação a passageiros na estação de Japeri
Projeto da Prefeitura de Japeri em parceria com a Agetransp e a SuperVia aproxima serviços essenciais da população, promove prevenção e ultrapassa mil atendimentos em um único dia. A iniciativa transformou a plataforma em um espaço de cuidado, informação e acolhimento aos passageiros que, muitas vezes, não conseguem ir às unidades de saúde em horário regular.

Nesta sexta-feira, (12), o ir e vir apressado do final da tarde de quem passou pela estação de trem de Japeri foi interrompido por um bom motivo: aproveitar os serviços do Projeto Estação Saúde. A iniciativa realizou mais de mil atendimentos e transformou a plataforma em um espaço de cuidado, informação e acolhimento aos passageiros que, muitas vezes, não conseguem ir às unidades de saúde em horário regular.
Logo no início da ação, Guilherme Eduardo, um dos primeiros a procurar o serviço tomou a vacina contra a gripe e recebeu orientações sobre a importância de manter a imunização contra tétano em dia. Já Karen e Paulo ficaram na dúvida entre um ipê e um jacarandá, e decidiram levar as duas mudas para casa. No retorno para Paracambi, o assunto da viagem era escolher o melhor local para o plantio, unindo saúde e consciência ambiental.

Histórias como a de Maria das Mercês Lima, moradora de Nilópolis e nascida em 1947, reforçam a importância da ação. Há mais de 20 anos sem tomar a vacina antitetânica, ela aproveitou a oportunidade ao acompanhar a filha, empreendedora, que estava fazendo a entrega de laços. “Foi uma chance que apareceu no caminho. Nunca tinha visto isso na estação, e eu tenho 78 anos”, contou.
A passageira Roberta Alves dos Santos, moradora de Paulo de Frontin, também passou pela estação e recebeu a vacina contra a covid-19. Ela destacou a praticidade do serviço: “Na correria do dia a dia a gente esquece do cuidado. Que bom que em Japeri vocês cuidam da gente”, afirmou.
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Agetransp e a SuperVia, oferecendo atendimento médico e de enfermagem, vacinação, orientações de saúde, testagens rápidas e distribuição de mudas de plantas. Agentes da ouvidoria da Agetransp também realizaram a escuta dos usuários sobre o modal ferroviário, fortalecendo o diálogo com a população. Com o tema Dezembro Vermelho, o projeto intensificou a conscientização e realizou testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, reforçando a prevenção e o diagnóstico precoce.

Durante a ação, a prefeitura distribuiu mudas de plantas aos passageiros da SuperVia
Saldo positivo: 1068 atendimentos
Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, os resultados demonstram a efetividade da iniciativa. “Só nesta ação foram realizados 1.068 atendimentos. Está sendo muito positivo porque é um trabalho de busca ativa do usuário, que é da nossa cidade, está na nossa rede, mas não acessava nossos serviços. Hoje conseguimos diagnosticar um caso positivo para sífilis, que foi notificado, acolhido, orientado e encaminhado para início do tratamento, isso é muito importante”, destacou.
Ela também ressaltou o impacto social do projeto: “Estou imensamente grata e feliz, porque estamos atingindo nossas metas, assistindo a população de Japeri que fica fora durante o dia e não tem a oportunidade de ir às unidades nos horários normais de atendimento e ainda atendemos aqueles que passam por Japeri por motivo de baldeação”, finalizou.
Para a ouvidora da Agetransp, o Projeto Estação Saúde é tão positivo que merece ser estendido e replicado nos diversos modais. “Ele mostra que cuidar da população também é estar onde ela está, garantindo acesso, prevenção e mais qualidade de vida no dia a dia”, explicou.
Fotos: Suzane Vasconcellos















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.