Estudante de Belford Roxo representará o município na Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

Estudante de Belford Roxo representará o município na Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

O projeto inscrito pela escola tem como tema “Recantus Resiliente: Educação Ambiental e Justiça Climática para Prevenção de Enchentes”.

(*) Geraldo Perelo

A educação de Belford Roxo ganhou destaque nacional. A aluna Rebeka Rosa, do oitavo ano da Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, foi escolhida para representar o município na VI Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de outubro, em Brasília. O projeto inscrito pela escola tem como tema “Recantus Resiliente: Educação Ambiental e Justiça Climática para Prevenção de Enchentes”.

Para celebrar a conquista, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, participou de um café da manhã com a comunidade escolar nesta sexta-feira (19). Ele destacou a importância do feito:

“Em Brasília, a Rebeka irá falar em nome de 50 mil alunos da rede municipal, professores e cerca de 500 mil habitantes. Quero parabenizar a direção, a professora Geise e todos os envolvidos no projeto”, afirmou.

Apoio do prefeito

Ao saber da notícia, o prefeito Márcio Canella fez questão de ligar para Rebeka e parabenizá-la. Ele estendeu os cumprimentos à escola e reforçou o compromisso da gestão com a educação:

“Investimos em infraestrutura, valorização dos profissionais e qualidade da merenda. Isso motiva a comunidade escolar e traz resultados como esse. Tenho certeza que Rebeka representará muito bem Belford Roxo em Brasília”, destacou.

Orgulho coletivo

A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, ressaltou que a conquista simboliza o engajamento de toda a escola:

“Nosso sentimento é de que os jovens são o futuro do país, que só pode ser mudado através da educação. A escola está de parabéns pela conquista”, disse.

A professora de Ciências Geise Wyterlin, responsável pelo projeto, explicou que o tema das enchentes foi escolhido por ser um problema recorrente no bairro Recantus. Além disso, a escola já desenvolve outras ações sustentáveis, como horta comunitária e produção de sabão com óleo de cozinha usado.

“Foi um trabalho coletivo e todos se dedicaram com afinco. É um orgulho representar Belford Roxo”, frisou Geise.

Superação e esperança

Para a gestora da unidade, Vera Lúcia Martins, a conquista é ainda mais significativa por a escola estar localizada em uma área carente:

“Não esmorecemos e conseguimos desenvolver um projeto de qualidade, que agora terá visibilidade nacional. Estamos muito felizes”, afirmou.

Voz da juventude

Emocionada, Rebeka contou que chorou ao receber a notícia da professora Geise. A estudante, que sonha em ser aeromoça e cursar Direito, não escondeu a felicidade:

“Precisamos entender que ciências não é só planeta. Aqui reciclamos materiais, fabricamos sabão sustentável e trabalhamos para preservar o meio ambiente. Sempre digo que essa tem que ser a nossa meta”, concluiu a jovem.

A participação de Rebeka na Conferência Nacional é motivo de orgulho para toda a cidade e reforça o poder transformador da educação e da consciência ambiental.

  • (*) Com a Ascom de Belford Roxo
  • Fotos: Roger Silva / PMBR

Você pode ter perdido