Feira Olhar Nordestino comemora o reconhecimento como Ponto de Cultura em sua 5ª edição

Feira Olhar Nordestino comemora o reconhecimento como Ponto de Cultura em sua 5ª edição

O evento, com grande produção, busca celebrar a cultura nordestina com muita música, gastronomia, apresentações artísticas e oficinas de artesanato, dança e maracatu. A edição de 2025 comemora também a nomeação a Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares como Ponto de Cultura.

No dia 17 de dezembro o Patronato de Nova Iguaçu convida as famílias para a edição anual da Feira Olhar Nordestino como parte das festividades tradicionais de encerramento das oficinas nordestinas realizadas durante o ano. O evento, com grande produção, busca celebrar a cultura nordestina com muita música, gastronomia, apresentações artísticas e oficinas de artesanato, dança e maracatu. A edição de 2025 comemora também a nomeação a Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares como Ponto de Cultura.

Ponto de Cultura é grupo, coletivo ou qualquer instituição de natureza ou finalidade cultural que desenvolve e articula atividades culturais em suas comunidades promovendo acesso à cultura e inclusão social. O reconhecimento se dá através da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) compartilhada pelo Ministério da Cultura.

O Projeto Olhar Nordestino foi contemplado por meio do Edital Rede Municipal de Pontos de Cultura da Política Nacional Cultura Viva – 20 anos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, apoio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG, realização da Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Evento olhar nordestino, realizado no Patronato – Nova Iguaçu

O projeto Olhar Nordestino chega ao quinto ano com a construção de forte legado para a Baixada Fluminense. São mais de 300 alunos formados nas oficinas de maracatu, forró, gastronomia, artesanato e cordel. Profissionais da gastronomia, por exemplo, conduzem a carreira em estabelecimentos da região metropolitana do Rio de Janeiro ou através do empreendedorismo. Daniel Guerra (foto), idealizador do projeto e líder do grupo Pimenta do Reino, reflete sobre a realização social de um projeto conectado às raízes de tantos imigrantes e descendentes de imigrantes da região nordeste.

“É um orgulho enorme ver profissionais formados nas oficinas do projeto trabalhando em grandes restaurantes da cidade como no Gigante Nordestino, por exemplo. E também aflora a veia do empreendedorismo nos alunos e muitos abrem seus próprios negócios”, conta Daniel Guerra.
O reconhecimento como Ponto de Cultura é uma conquista para a cidade de Nova Iguaçu e para a Baixada Fluminense. A nomeação abre novas possibilidades de oficialização diante de outras instituições, chance de novos investimentos, oportunidades de formação e de ofertas de novas oficinas para a população. Com a produção do Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, Centro Social São Vicente, da Mundus Produções, da Agosto Pra Tudo Produções, da Tambores de Iguaçu Produções e da Ms Mohr Produções.

E para o dia 14 a promessa é de uma grande celebração gratuita para toda família. A cada edição o evento cresce em proporção e para 2025 estão programadas aulas de forró, maracatu e artesanato, além de programação com shows, artesanato de produtores locais, gastronomia diversão e muita alegria.

Olhar Nordestino chega ao quinto ano com a construção de forte legado para a Baixada

Serviço:

Feira Olhar Nordestino
Dia 14 de dezembro de 2025, domingo
Local: Patronato, Centro Social São Vicente (Praça Santos Dumont, s/n, centro, Nova Iguaçu-RJ).

  • 11h Capoeira
  • 12h Cordel com Edmilson Santini
  • 12h30 Beto Sousa e Trio
  • 14h, Apresentação Forró, oficina e Certificado
  • 15h Tambores de Iguassu, oficina e apresentação e Certificados
  • 16h Pimenta do Reino
  • 18h Encerramento

Você pode ter perdido