Fila Zero de Endoscopia marca o domingo de atendimentos público para pacientes em Japeri

Fila Zero de Endoscopia marca o domingo de atendimentos público para pacientes em Japeri

Mutirão realizado garante acesso rápido a exames, cuidado com a saúde gastrointestinal e ações de acolhimento para a população. Ao todo, 60 pessoas foram atendidas na ação, que busca eliminar a fila de espera e oferecer diagnóstico rápido e digno à população.

Pacientes com sintomas como vômitos, azia persistente, dores estomacais e inchaço abdominal participaram, neste domingo, (14), do mutirão de endoscopia digestiva da nova etapa do Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas, promovido pela Prefeitura de Japeri. Ao todo, 60 pessoas foram atendidas na ação, que busca eliminar a fila de espera e oferecer diagnóstico rápido e digno à população.

Essa etapa do programa segue também nos dias 20, 21, 27 e 28 de dezembro, garantindo mais cuidado, dignidade e acesso à saúde para moradores de diversos bairros da cidade, que poderão passar o Natal com mais tranquilidade, sabendo exatamente como está o seu estado gastrointestinal.

A prefeita Fernanda Ontiveros acompanhou o retorno da atividade ao lado dos secretários municipais de Educação, Caroline Ontiveros, de Comunicação, Danilo Paes, e de Governo, Wallace Aragão e chamou a atenção para o trabalho integrado de toda a equipe.

“Esse foi o meu programa de domingo, e fiz questão de trazer alguns secretários para que todos saibam como estamos trabalhando pelo povo japeriense, em todas as áreas e frentes das políticas públicas. Aqui temos pacientes dos bairros Bonfim, São Jorge, Mucajá e de muitos outros cantos da cidade. O Fila Zero atende o cidadão e a sua necessidade. Saio daqui cheia de alegria e comprometida em fazer ainda mais”, afirmou a prefeita.

Prefeita Fernanda Ontiveros: O Fila Zero atende o cidadão e a sua necessidade

Fernanda também adiantou que, em 2026, diversos mutirões já estão previstos para ampliar o atendimento em cirurgias eletivas no município e que a expectativa é de três mil procedimentos cirúrgicos.

Após a realização do exame, os pacientes foram surpreendidos com a entrega de cestas básicas e kits de limpeza, reforçando o cuidado e o acolhimento promovidos pela parceria com o Hospital Rio Saúde. A entrega foi realizada ao lado do presidente da unidade, Dr. João Luiz, que destacou a satisfação de, mais uma vez, contribuir com o atendimento à população de Japeri. Além disso, pacientes e acompanhantes foram recebidos com um café da manhã especial, com frutas, bolos e pães, tornando o momento ainda mais humanizado.

Atendimento humanizado

Acomodados em salas confortáveis e com acesso a banheiros, os pacientes que aguardavam a realização do exame de endoscopia digestiva eram preparados para o procedimento, que teve duração média entre 30 e 40 minutos. Após a realização, o médico responsável conversou com os acompanhantes e explicou que os casos em que foram realizadas biópsias teriam o resultado encaminhado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela liberação da análise e agendamento da consulta de retorno.

Certa de 60 pessoas foram atendidas na ação, que busca eliminar a fila de espera

Entre os atendidos, Maria de Fátima Moura Soares, moradora de Engenheiro Pedreira, destacou a importância da iniciativa. “Tudo isso é muito importante pra gente. Sabemos que a caminhada é longa, mas não há caminho sem luta nem luta sem glória. Eu sempre acreditei em Japeri, por isso somos vencedores, não só por fazer o exame, mas por termos quem se preocupe com a gente”, afirmou.

Já Maria do Carmo, de 59 anos, que operou uma úlcera há oito anos, ocasião em que também perdeu o baço, comemorou a rapidez no agendamento. “Em duas semanas consegui marcar e hoje estou fazendo o exame. Achei que faria só no ano que vem, mas que bom que vou encerrar o ano com essa etapa de cuidado cumprida. Que todos possam se cuidar e prevenir, porque é muito importante”, contou.

Moradora do bairro Bonfim, Adriana de Lima, de 41 anos, relatou dores estomacais e inchaço abdominal. Após consulta, o exame foi agendado no Complexo Municipal de Regulação e realizado em apenas 15 dias. “Felicidade me define. Foi tudo muito rápido. Que notícia maravilhosa”, disse ao lado da nova amiga Elisangela Gomes, de 45 anos, moradora de Engenheiro Pedreira, que foi atendida após relatar azia persistente, inclusive ao consumir alimentos simples do dia a dia, como café e pão. Após o exame, ela recebeu as orientações médicas para o retorno à consulta e retirada do resultado.

Fotos: Thamyres Cardoso

Você pode ter perdido