Gestoras de Japeri participam da formatura do programa Capacit Mulher no Palácio Guanabara
No total, 345 gestoras públicas de 70 municípios fluminenses receberam o certificado de conclusão da formação, que teve como objetivo fortalecer a gestão pública municipal e ampliar o alcance das políticas para as mulheres em todo o Estado.

A Prefeitura de Japeri marcou presença na formatura das turmas de 2025 do programa Capacit Mulher, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada na última terça-feira, (11), no Palácio Guanabara, contou com a presença do governador Cláudio Castro e da primeira-dama Analine Castro, e foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração da trajetória das gestoras participantes.
No total, 345 gestoras públicas de 70 municípios fluminenses receberam o certificado de conclusão da formação, que teve como objetivo fortalecer a gestão pública municipal e ampliar o alcance das políticas para as mulheres em todo o Estado.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher, contou com 160 horas de formação on-line e três encontros presenciais, abordando temas como direitos das mulheres, ciclos da violência, desigualdade de gênero, autonomia feminina e construção de políticas públicas; assuntos essenciais para transformar realidades e promover uma sociedade mais justa e igualitária.
Representando Japeri, as Secretarias de Assistência Social e de Direitos Humanos marcaram presença com as participantes: Maria Cristina Alves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; Alessandra Oliveira, subsecretária da Mulher; Regiane Ribeiro, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza (CRMB); além da psicóloga Cleusa Aguiar e da assistente Sandra Leal, que também fazem parte do CRMB.


“O Capacit Mulher é uma iniciativa transformadora voltada ao fortalecimento das políticas públicas de gênero. Participar dessa jornada foi um aprendizado profundo sobre como podemos agir com mais efetividade e sensibilidade nas ações voltadas às mulheres de Japeri”, destacou Maria Cristina.
Para Alessandra Oliveira, a participação do município reforçou o compromisso com o acolhimento e a escuta ativa: “Cristina e eu representamos nosso município com dedicação, escuta sensível e compromisso com cada mulher que busca acolhimento, respeito e dignidade. Agradecemos à Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro pela realização dessa capacitação tão necessária, que fortalece redes de cuidado e articulação entre gestoras comprometidas com a equidade. Seguimos juntas, construindo caminhos de transformação com afeto, coragem e cidadania”, afirmou.
Já Regiane, que desde 2021 atua nos equipamentos de atendimento às mulheres vítimas de violência em Japeri, primeiro no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e atualmente no CRMB, destacou que a conclusão do curso Capacit Mulher, realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, fortalece os municípios fluminenses. Segundo ela, a iniciativa voltada à capacitação de gestoras que estão na linha de frente das políticas de gênero, não só amplia o conhecimento, como reforça o compromisso com a qualificação, a integração e o acolhimento às mulheres.
O Capacit Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e o Instituto Yudqs, para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Durante o evento, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância da formação para o fortalecimento da gestão pública municipal. “Quando entregamos conhecimento aos municípios, estamos entregando crescimento”, afirmou.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.