Governo do Estado do Rio conquista 1º lugar em inovação digital no Brasil para ofertas de políticas públicas

Governo do Estado do Rio conquista 1º lugar em inovação digital no Brasil para ofertas de políticas públicas

Premiação nacional reconhece, pelo terceiro ano seguido, o protagonismo fluminense na oferta de serviços públicos digitais

O Governo do Estado do Rio de Janeiro alcançou o topo do ranking nacional de inovação na oferta de serviços públicos digitais, conquistando o 1º lugar na categoria mais disputada do Índice de Ofertas de Serviços Públicos Digitais da ABEP-TIC — um dos mais importantes instrumentos de avaliação da digitalização no país. O anúncio foi feito durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP), nesta quarta-feira (6), em Brasília. Além da liderança na categoria de inovação, o Rio também se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, entre os três primeiros colocados no ranking geral.

— A transformação digital é um pilar da nossa gestão e o Rio de Janeiro segue sendo protagonista desse movimento no Brasil. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sério e contínuo para colocar o cidadão no centro das políticas públicas. Nosso portal reúne mais de 2 mil serviços, que podem ser acessados pelo celular sem que seja necessário sair de casa. É nessa transformação que eu acredito: que inclui, integra e facilita a vida do cidadão — afirmou o governador Cláudio Castro, que participou da cerimônia de abertura do evento.

A conquista do prêmio se deve ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transformação Digital e pelo Proderj para consolidar o estado como referência nacional em governo digital e modernização dos serviços públicos.

Para o secretário de Transformação Digital, Feu Braga, a conquista reflete a maturidade da estratégia digital fluminense.

— Trabalhamos com foco em resultados reais para a população, integrando órgãos e políticas públicas de forma a gerar impacto concreto. Ser reconhecido por três anos seguidos mostra que estamos no caminho certo — declarou.

Já o presidente do Proderj, Lucio Camilo, destacou o papel técnico da equipe.

— Esse prêmio é fruto de um esforço conjunto, com soluções digitais inovadoras, interoperabilidade e atendimento de qualidade. O SECOP foi mais uma oportunidade de mostrar que o Rio está na vanguarda da transformação digital no setor público — destacou.

Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC), o SECOP é o maior evento do país sobre tecnologia e inovação na gestão pública, reunindo gestores federais, estaduais e municipais, além de especialistas e empresas de soluções tecnológicas.

Estado digital

Em 2021, o estado do Rio de Janeiro ocupava a 16ª posição no ranking nacional de ofertas de serviços públicos digitais. Com inovações e investimentos em tecnologia, ocupa atualmente o 3º lugar.

Entre as inovações lançadas neste período, está o Aplicativo RJ Digital, que oferece mais de 2 mil serviços públicos na palma da mão. Já o sistema da Ouvidoria, o OuvE-RJ, recebeu mais de 140 mil atendimentos. Outro avanço é o Portal de Dados Abertos, que disponibiliza, com acesso rápido, gratuito e fácil, dados sobre segurança pública, educação, saúde, assistência social e muito mais.

O estado também avança a expansão do Programa RJ Digital Municípios, que já conta com a adesão de cerca de 70% das cidades fluminenses. A iniciativa possibilitou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ) em municípios como Japeri, Resende, Volta Redonda e Angra dos Reis, promovendo mais transparência, eficiência e sustentabilidade na gestão pública.