Governo do Estado entrega parque urbano em Mendes, após intervenções do Programa Limpa Rio Margens

Governo do Estado entrega parque urbano em Mendes, após intervenções do Programa Limpa Rio Margens

A área, antes degradada, agora vai funcionar como ponto de encontro para a população do município de Mendes

O governador em exercício, Rodrigo Bacellar, entregou, nesta quarta-feira (18), importantes espaços para o município de Mendes, na região do Vale do Café fluminense. Por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi inaugurado o Parque Academia Sérgio Roberto Cunha e o Parque Infantil José do Pinho Rego. A revitalização da área foi possível graças à limpeza e desobstrução dos corpos hídricos do local, ações executadas pelo Programa Limpa Rio Margens.

– Essas entregas transformam regiões antes degradadas em um ponto de encontro social e cultural, mostrando o nosso compromisso com o ambiente e também com a qualidade de vida da população. Estamos trabalhando com muita responsabilidade para desenvolver ainda mais o interior do Rio de Janeiro, estamos entregando diversos equipamentos, destinamos recursos para execução de obras, viaturas novas da Polícia Militar. Não vamos parar por aí, continuaremos trabalhando para trazer infraestrutura para a população – destacou Bacellar.

Urbanização e lazer

A infraestrutura do local conta com urbanização contemplando playground em saibro e área de convivência, academia ao ar livre, bancos de concreto e mesas de jogos para a população mendense.

Ao todo, 48 municípios fluminenses devem receber intervenções do Limpa Rio Margens, que prevê a reestruturação e construção de espaços públicos localizados nas margens dos rios, promovendo recuperação ambiental e evitando ocupações irregulares e de risco. Somente este ano, o Governo do Estado já investiu R$ 88 milhões no Programa.

Segundo Barcellar, regiões antes degradadas, agora se transformam em ponto de encontro social e cultural,

A obra entregue em Mendes busca proteger também as faixas de drenagem do rio, prevenindo inundações, além de oferecer uma alternativa de lazer em sintonia com a natureza. As melhorias também valorizam o entorno e fortalecem os laços entre a população e o ambiente no entorno.

– Com a criação de áreas de lazer e de atividade física e proteção das margens, o projeto proporciona o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores, fomentando a prática de esportes, estimulando o lazer e conscientizando o cidadão sobre a importância de se preservar o meio ambiente – explicou o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Você pode ter perdido