Governo do Estado entrega uniformes e kits completos para atletas que vão competir nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília

Governo do Estado entrega uniformes e kits completos para atletas que vão competir nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília

Resultados obtidos na edição estadual dos Jogos Escolares garantem presença do Time RJ nas 19 modalidades do evento nacional

De malas prontas para Brasília! Com a bagagem cheia de disposição e um kit completo de uniforme e acessórios. Assim embarcam, a partir do dia 8 de setembro, os 184 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão representar o Estado pelo Time RJ em todas as 19 modalidades dos Jogos da Juventude 2025. A competição acontece entre os dias 10 e 25 de setembro, e nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio Guanabara, a equipe recebeu das mãos do governador Cláudio Castro e  do secretário de Esporte e Lazer Rafael Picciani, todos os itens necessários para esta edição.

Na ocasião, a delegação foi homenageada com um álbum de figurinhas personalizado, repleto de imagens de todos os estudantes-atletas e da comissão técnica do Time RJ. A ideia foi transformar em memória viva esse momento marcante da vida destes jovens, que brilharam e tiveram destaque na edição estadual dos Jogos Escolares (JERJ).

Os 184 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão representar o Estado pelo Time RJ em todas as 19 modalidades dos Jogos da Juventude 2025

 – Nada me deixa mais orgulhoso do que ver nossos atletas levando o talento e a dedicação do povo fluminense para o Brasil. Nossa missão é valorizar o esporte de base e incentivar a formação desses estudantes. Também estamos aqui lembrando a importância do Bolsa Atleta RJ, nosso programa que dá suporte à uma rotina de disciplina, prática esportiva, proporcionando sonhos e garantindo cidadania a esta equipe. Todos aqui já deram o primeiro passo para receberem o benefício – ressaltou o governador.

A competição

Os Jogos da Juventude acontecem anualmente, sempre em estados diferentes, e são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Desde 2000, o evento tem sido chave pra revelar craques do esporte no Brasil. Cerca de 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país disputarão medalhas nesta edição. Os jovens têm até 17 anos e são de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

 – Mais uma oportunidade de reforçar o compromisso do Estado com o esporte e a juventude, estimular os atletas, reconhecendo publicamente seus méritos, e comunicar à sociedade a importância deste tipo de investimento como ferramenta de transformação social e inclusão – reforçou o secretário de Esporte, Rafael Picciani.

Rafael Picciani: investimento no esporte como ferramenta de transformação social e inclusão

Sonhos por medalhas

Aos 16 anos, o judoca Rafael Alves Fonseca é um dos grandes destaques do esporte escolar no Rio de Janeiro. Morador da comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, ele cresceu cercado pela força e dedicação de sua mãe, Karla Barbosa, e de sua avó, Maria da Guia Barbosa. Sem a presença do pai desde a infância, Rafael aprendeu cedo que os obstáculos só podem ser vencidos com resiliência e coragem.

–  O frio na barriga faz parte antes de entrar em qualquer competição e estou indo para trazer medalhas. Desfilar no evento com o uniforme do Time RJ vai ser muito bom, será um momento histórico – comentou Rafael.

Medalhista de prata nas últimas duas edições dos Jogos da Juventude, a ginasta Helena Guimarães, de 14 anos, sonha pela busca da medalha de ouro.

–  Estou muito feliz de participar desse time, de estar representando o Time RJ. Ansiosa para chegar à competição e recebendo esse kit hoje do Governo do Rio, faz toda a diferença para os atletas que estarão lá em Brasília. Eu espero trazer uma medalha para a gente – disse a atleta do Time RJ.


Você pode ter perdido