Governo do Estado reforça a importância do exame que reduz mortes de bebês no Dia Nacional do Teste do Pezinho

Governo do Estado reforça a importância do exame que reduz mortes de bebês no Dia Nacional do Teste do Pezinho

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado nesta sexta-feira (06/06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), reforça a importância do exame que reduz mortes e sequelas em recém-nascidos. Entre 2023 e 2024, foram realizados quase 250 mil exames em todo o Estado do Rio, que foi o primeiro do país a oferecer o exame ampliado nos 92 municípios, passando de sete para 54 doenças rastreadas.

Rio de Janeiro está na vanguarda como pioneiro na ampliação do exame, que inclui o rastreio de 54 doenças raras

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado nesta sexta-feira (06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), reforça a importância do exame que reduz mortes e sequelas em recém-nascidos. Entre 2023 e 2024, foram realizados quase 250 mil exames em todo o Estado do Rio, que foi o primeiro do país a oferecer o exame ampliado nos 92 municípios, passando de sete para 54 doenças rastreadas.

O Estado do Rio está na vanguarda, com a oferta do teste ampliado, para que mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce e recebam atendimento de saúde. Quando falamos de PCD e doenças raras, sabemos que há muito o que avançar, mas esta gestão tem atuado com políticas públicas para atender e dar melhor qualidade de vida a esse público – afirmou o governador.

O exame é simples e rápido. O sangue é coletado no calcanhar do bebê, por ser uma parte do corpo com muitos vasos sanguíneos. Ele é passado para um papel filtro especial e depois enviado para análise laboratorial. A recomendação é que ele seja feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

São gotas de amor que salvam vidas. O exame permite detectar algumas doenças raras, possibilitando a chance de tratamento precoce, redução de óbitos e sequelas infantis. Desde agosto de 2023, a Secretaria de Estado de Saúde ampliou a rastreabilidade de outras doenças como doença do ciclo da ureia, aminoacidopatias, bem como anemia falciforme, fibrose cística, fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito – explica Roberta Serra, coordenadora de Saúde da Criança da SES-RJ.

Em 4 de junho, a pequena Ana Laura realizou o Teste do Pezinho. Ela nasceu de 35 semanas e três dias, de parto natural, no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói. A mãe, Ana Karolina Ribeiro Marcolini, moradora de São Gonçalo, destacou a facilidade de fazer o teste ainda dentro do hospital.

Dá um aperto no coração ver o pezinho de nosso filho ser furado, mas assim como acontece com a vacina, a gente sabe que é pro bem do nosso bebê. Em poucos dias, eu consigo pegar o resultado e levar para a pediatra. Fazer teste dentro do hospital facilitou muito a minha vida – disse Ana Karolina.

Desde 2017, a SES estabeleceu parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (Apae-Rio). A entidade realiza de 11 a 12 mil testes por mês, de acordo com o número de nascidos vivos. Em 2023, a associação realizou 135 mil rastreamentos em crianças. Em 2024, foram mais de 113 mil. O estado possui 1.074 unidades cadastradas para a realização dos testes, incluindo unidades básicas de saúde, postos de saúde e algumas maternidades.

Resultados do teste do pezinho podem ser acessados pela internet

O Estado do Rio é também pioneiro, desde 2018, em disponibilizar o Teste do Pezinho Ampliado de forma on-line. Desde 1º de agosto de 2023, os resultados dos exames estão disponíveis no site da Secretaria (rj.gov.br/saude/laudos) e podem ser acessados com o número do papel filtro do exame, fornecido pela unidade de saúde onde foi feito o teste e a data de nascimento do bebê. O serviço digital é oferecido pela Apae-Rio, que também avisa aos familiares via WhatsApp em casos de resultados suspeitos.

Mariana Esteves de Souza, de 22 anos, teve sua filha no Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense, e fez questão de fazer o Teste do Pezinho na Mariana Vitória, que nasceu em 2 de junho.

É um exame muito importante que permite descobrir várias doenças, entre elas a anemia e o diabetes, além de deficiência intelectual. O diagnóstico precoce é um aliado. Por isso a importância de se realizar o exame – destaca Mariana Esteves, moradora de Belford Roxo.

Crianças com resultados suspeitos são encaminhadas para atendimento médico nos centros de referência, conforme a necessidade.

Você pode ter perdido