Incêndio de grande proporção na Ceasa mobilizou na madrugada mais de 100 bombeiros

Incêndio de grande proporção na Ceasa mobilizou na madrugada mais de 100 bombeiros

as chamas atingiram 28 boxes localizados no Pavilhão 43, da unidade Irajá, causando prejuízos ainda incalculáveis, porém de grande magnitude. Atualmente, os pavilhões 43 e 44 permanecem totalmente interditados, enquanto parte do Pavilhão 42 também está isolada para garantir a segurança de todos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado, na madrugada desta quarta-feira (3), para combater um incêndio de grandes proporções na Ceasa, localizada na Avenida Brasil. A operação envolve cerca de 110 militares, de 15 unidades operacionais, além de 31 viaturas e um drone com câmera térmica, empregado para identificar pontos de calor e orientar as equipes nas estratégias de combate.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio de proporções na Ceasa

–  Desde as primeiras horas, nossas equipes estão mobilizadas para conter as chamas e evitar que o incêndio cause ainda mais danos. O Corpo de Bombeiros tem atuado de forma incansável e técnica, utilizando todos os recursos necessários para preservar vidas e minimizar prejuízos. O Estado está presente e atento, trabalhando para garantir a segurança de todos – afirmou o governador.

Até o momento, não há registro de vítimas. Informações preliminares do Corpo de Bombeiros indicam que o fogo teria começado em uma loja de alimentos, rapidamente atingindo estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais de alta inflamabilidade – o que contribuiu para a velocidade de propagação das chamas. A 27º Delegacia de Polícia Civil investigará as causas do incêndio.

Funcionamento da Ceasa

A Ceasa/RJ informa que as chamas atingiram 28 boxes localizados no Pavilhão 43, da unidade Irajá, causando prejuízos ainda incalculáveis, porém de grande magnitude. Atualmente, os pavilhões 43 e 44 permanecem totalmente interditados, enquanto parte do Pavilhão 42 também está isolada para garantir a segurança de todos.

As demais áreas da Ceasa/RJ seguem operando normalmente. Também atuam no local, neste momento, 15 policiais militares do Programa de Integração na Segurança (Proeis), 30 seguranças da vigilância privada da Ceasa/RJ e caminhões-pipa da Águas do Rio.

Testemunhas relataram que o incêndio teria começado por volta de 1h da manhã e se espalhado rapidamente para outras lojas. Após a conclusão da perícia que apura as causas do incêndio, a Ceasa/RJ dará início às tratativas com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para definir a melhor forma de apoiar os lojistas que tiveram suas unidades atingidas pelo fogo.

Investimentos em tecnologia

O Governo do Estado do Rio já investiu mais de R$ 1 bilhão em ações de prevenção e resposta para salvar vidas. Só este ano, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de R$ 120 milhões em viaturas e equipamentos, reforçando uma frota de mais de 900 veículos, preparados para chegar ainda mais rápido onde a população precisa.