‘Inclusão em Movimento’ abre a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Japeri
Com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, a ASSIDEF promoveu encontro com atividades culturais, recreativas e educativas, reforçando a importância da acessibilidade.

A Semana Municipal de Pessoa com Deficiência começou neste dia dia 21, e em Japeri, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Mulher e Cidadania já saiu na frente apoiando o encontro ‘’Inclusão em Movimento’’, da Associação de Integração de Deficientes (ASSIDEF).
O evento apresentou os projetos da ASSIDEF e as parcerias da instituição voltadas à inclusão. Crianças atípicas participaram de atividades recreativas em um dia totalmente sem telas, promovendo integração, aprendizado e momentos de diversão. Além de um workshop que abordou escuta, acolhimento e cuidado. E a exposição de telas pintadas por Flávio Nakan, deficiente físico, ex-vereador de Mesquita e um dos fundadores da ASSIDEF, falecido em 2015. O artista ficou conhecido por produzir suas obras segurando o pincel com a boca, transformando limitações em arte e inspiração.
Entre os presentes estiveram o Deputado Federal Dimas Gadelha, a APAE Japeri, os paraatletas Lucas Barth e Douglas Firmino, que é atleta de Japeri e o secretário de Direitos Humanos, Luiz Henrique, que participou da mesa de autoridades e destacou: ‘’Apoiamos iniciativas como essa porque elas fortalecem a rede de cuidados, promovem inclusão e garantem visibilidade às pessoas com deficiência em nossa cidade’’.
Programação segue até o fim do mês
A ação faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começou no último dia 8 e segue até o fim do mês, reunindo uma série de atividades em Japeri com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e da APAE. Nesta sexta-feira (22), está programado um passeio à Quinta da Boa Vista. No dia 25, a agenda inclui a abertura da semana de educação especial, apresentações musicais no Abrigo Gente como a Gente e a eleição dos novos representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência. Já no dia 26, haverá uma ação de cidadania na Igreja Nossa Senhora da Conceição. A programação continua no dia 27, com recreação para crianças atípicas pela manhã e um baile dedicado aos adolescentes à tarde. O encerramento será marcado pelo Fórum Interinstitucional “Autismo no SUS”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, na UERJ.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.