Inea divulga boletim de balneabilidade para 43 praias do Rio de Janeiro durante o Carnaval
Com altas temperaturas, banho de mar está entre os atrativos mais procurados no estado. Testes frequentes do Inea asseguram a segurança no lazer para turistas e moradores

O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) durante o Carnaval traz 43 praias recomendadas para banho em todo o Estado do Rio de Janeiro. Com temperatura máxima prevista pelo Cemaden-RJ de 37°C para esta terça-feira (17/02), nas regiões Sul, Metropolitana e Capital, os foliões, turistas e moradores podem curtir diversas opções, da Costa Verde à Baixada Litorânea.
– Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para assegurar que nossas praias estejam próprias para banho, valorizando o nosso patrimônio natural e fortalecendo o turismo em todas as regiões do estado. Esse é um compromisso com a saúde da população e com o desenvolvimento do Rio de Janeiro – reforça o governador Cláudio Castro.
Para verificar a qualidade da água, os técnicos realizam a coleta de amostras de água na superfície, em pontos com nível médio de profundidade de 0,5 metro, onde a maioria dos banhistas se concentra. Após a coleta, as amostras são analisadas no laboratório do Inea em, no máximo, 24 horas.
A avaliação das condições de balneabilidade das praias e lagoas é feita com base na resolução CONAMA 274/2000, onde são verificados os níveis de bactérias de origem fecal (enterococos ou Escherichia coli ) nessas amostras coletadas de água. Uma praia é considerada imprópria para banho quando o último resultado for superior a 400 NMP de Enterococos/100mL ou se nas últimas 5 campanhas, dois ou mais resultados forem superiores a 100 NMP de Enterococos/100 mL (NMP é uma unidade de medida e significa Número Mais Provável).
– É tempo de curtir um banho de mar e a folia, mas também é necessário relembrar a população de que o banho de mar deve ser evitado sempre nas 24 horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem – explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Região Metropolitana
As praias liberadas na capital fluminense são Barra de Guaratiba, Grumari (exceto no canto direito da praia), Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, Vidigal, São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha, Flamengo (exceto na Foz do Rio Carioca) e Glória.
Estão impróprias as praias da Urca e Botafogo.
Em Paquetá, estão recomendadas para o banho de mar as praias do Catimbau e Prainha. Já as demais praias estão impróprias.
Em Niterói, as praias favoráveis ao mergulho são Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Está desaconselhado o banho nas praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Eva.
Baixada Litorânea
Em Rio das Ostras, estão balneáveis as praias Bosque, Centro (exceto em frente à Rua Bento Costa Junior), Areias Negras, Remanso, Costazul e Mar do Norte. Estão desaconselhadas as praias Tartarugas, Cemitério, Boca da Barra, Joana e Lagoa de Iriri.
Já em Macaé estão próprias as praias Cavaleiros, Campista, Imbetiba, Pecado e Lagoa de Carapebus (exceto no acesso à Rua Inácio Almeida Pereira). Estão impróprias as praias do Forte, Barra, Aeroporto, Barreto, Lagomar e Lagoa de Imboassica.
Costa Verde
Na Costa Verde estão próprias para banho as praias Grande, Muriqui (exceto em frente à Rua 5 de Julho) e Itacuruçá. Estão desaconselhadas as praias Coroa Grande, Saco, Ibicuí e Mangaratiba.
Os boletins de balneabilidade podem ser consultados no site do instituto (www.inea.rj.gov.br).















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.