Itaguaí mobiliza 92 servidores no Dia D contra a dengue nesta quinta-feira (12)
Paralelamente às ações nos espaços públicos, agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares em todas as localidades de Itaguaí. Durante as vistorias, são identificados e eliminados possíveis criadouros do mosquito, além do tratamento de depósitos que possam acumular água, quando necessário

A Prefeitura de Itaguaí realiza nesta quinta-feira (12), das 9h às 16h, o Dia D de Combate à Dengue, com uma grande mobilização que une orientação à população e vistorias em todos os bairros do município. A ação concentra atividades educativas no Calçadão da cidade e no Terminal Rodoviário, dois dos pontos de maior circulação de pessoas.
Ao todo, 92 servidores participam da força-tarefa, que reforça o enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde vão abordar moradores e transeuntes, distribuir material informativo e destacar medidas simples, porém essenciais, para impedir a proliferação do inseto — como eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água bem vedadas e limpar calhas e ralos.
Estimular atitudes preventivas
A iniciativa ganha ainda mais importância neste período que antecede o Carnaval, quando aumenta o fluxo de pessoas na cidade. A meta é ampliar a conscientização e estimular atitudes preventivas dentro de casa.
Paralelamente às ações nos espaços públicos, agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares em todas as localidades de Itaguaí. Durante as vistorias, são identificados e eliminados possíveis criadouros do mosquito, além do tratamento de depósitos que possam acumular água, quando necessário. Ao final de cada visita, os moradores recebem orientações baseadas na campanha “10 minutos salvam vidas”, que incentiva a dedicação de um breve tempo semanal para revisar quintais, lajes e áreas externas.
Os agentes podem ser identificados pelo uso de coletes durante o trabalho de campo. A população também pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito à Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone (21) 3782-9000, ramal 5000. O contato permanece disponível para esclarecimento de dúvidas mesmo após o Dia D.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate à dengue depende do esforço conjunto entre poder público e comunidade. A participação ativa dos moradores é fundamental para reduzir os índices da doença e proteger a cidade.
Serviço
Data: 12 de fevereiro
Horário: 9h às 16h
Locais de orientação: Calçadão de Itaguaí e Terminal Rodoviário















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.