Japeri lança novo Cadastro Habitacional Municipal para futuras moradias

Japeri lança novo Cadastro Habitacional Municipal para futuras moradias

Inscrições de 2 a 15 de dezembro vão selecionar famílias para o conjunto Mucajá III e outros projetos habitacionais da cidade. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, residentes em Japeri e com renda familiar de até R$ 2.850,00. Os critérios seguem diretrizes do Governo Federal para o programa Minha Casa Minha Vida e foram definidos com base na realidade socioeconômica local.

A Prefeitura de Japeri abriu, nesta terça-feira, (2), as inscrições para o novo Cadastro Habitacional Municipal. O edital, publicado no Diário Oficial, convida moradores interessados em participar dos programas de habitação do município.

O novo cadastro será fundamental para a seleção das famílias que ocuparão as unidades do conjunto habitacional Mucajá III, que teve a ordem de serviço assinada em outubro de 2024. O empreendimento, realizado em parceria com o Governo Federal, prevê 122 apartamentos adaptados para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. As unidades terão dois quartos, sala, cozinha com área de serviço, banheiro e varanda, além de opções acessíveis para pessoas com deficiência. O condomínio também contará com áreas de lazer, como parquinho, academia ao ar livre, espaço gourmet e bicicletário.

Moradia digna

A Prefeita Fernanda Ontiveros reforçou que a Prefeitura mantém tratativas avançadas para ampliar a oferta de moradias nos próximos anos. “O Cadastro Habitacional é uma porta de entrada para as famílias que sonham com a casa própria e com uma moradia digna em Japeri. Esse edital representa um marco para políticas públicas de habitação no município e estamos todos empenhados na sua ampliação”, destacou.

Para a prefeita Fernanda Ontiveros, o Cadastro Habitacional é a porta de entrada para as famílias que sonham com a casa própria e com uma moradia digna em Japeri.

As obras avançam em ritmo acelerado e cerca de 54% já estão concluídas. Com quase 7 mil metros quadrados de área construída, o projeto, que possui blocos de quatro pavimentos, é financiado pela Caixa Econômica Federal, executado pela New Home Construtora Incorporadora e Empreendimentos Imobiliários e possui prazo total de 18 meses para conclusão. 

De acordo com o secretário de Assistência Social, Walter Trajano, o novo cadastro não se limitará ao Mucajá III, ele será a base para a seleção de beneficiários de todos os futuros empreendimentos habitacionais planejados para o município.

Walter Trajano: “A Prefeitura quer reduzir o o déficit habitacional histórico de Japeri”

“A intenção da Prefeitura é ampliar o acesso à moradia digna e reduzir o déficit habitacional histórico de Japeri. Este é apenas o primeiro Minha Casa Minha Vida da cidade, e já temos previsão de novos projetos”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que acompanhará todas as fases do processo, da inscrição à entrega das chaves, em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação. 

Fotos: PMJ