Mesquita celebra Semana Nacional da Educação Infantil

Mesquita celebra Semana Nacional da Educação Infantil

Durante cinco dias, escolas públicas do município estiveram repletas de atividades para a Educação Infantil, unindo diversão e aprendizado

A importância da Educação Infantil e dos direitos das crianças foram celebrados nas 17 escolas municipais responsáveis por atender o segmento em Mesquita, durante a Semana Nacional da Educação Infantil. Crianças de 1 a 5 anos de idade foram convidadas a participar de programações lúdicas que promoviam os primeiros contatos com a arte, a natureza e os conhecimentos científicos, dentro do projeto pedagógico de cada escola.

A Semana Nacional da Educação Infantil acontece anualmente, em agosto. Nesse período, escolas de todo o país elaboram ações lúdicas que refletem sobre o papel da Educação Infantil na formação do estudante. Na Escola Municipal Márcio Caulino, localizada na Coreia, contos e fábulas literárias ganharam vida durante as dinâmicas voltadas aos livros infantis trabalhados em sala de aula. Os estudantes do Infantil 4 e Infantil 5 assistiram a sessões de contação de histórias e participaram de atividades práticas baseadas nas temáticas dos livros.

As escolas elaboram ações lúdicas que refletem sobre o papel da Educação Infantil na formação do estudante.

Aline Dias é coordenadora pedagógica da escola e explica que o incentivo à leitura faz parte de um dos compromissos pedagógicos da unidade. A prática se desenvolve a partir de iniciativas como a “Sacola Literária”, na qual sacolas recheadas de livros são distribuídas entre as turmas da Educação Infantil mensalmente e cabe aos professores apresentar essas novas histórias aos alunos. Ela enfatiza que a Semana Nacional da Educação Infantil é, acima de tudo, uma exaltação do trabalho que já é realizado diariamente nas escolas de Mesquita.

“A Semana Nacional da Educação Infantil, além de ser uma celebração, também é uma marcação política da importância da Educação Infantil e do trabalho que é desenvolvido diariamente no ambiente escolar. Um trabalho a partir do brincar, da interação e o que é significativo para as crianças”, analisa Aline. 

Bruna Larsen, coordenadora da Creche Municipal Ariano Suassuna, também na Coreia, detalha o caráter das atividades promovidas ao longo da semana. “São dinâmicas pensadas para promover a escolha e a liberdade, sempre buscando estimular  o brincar, o conviver e a autonomia das crianças. É uma oportunidade de envolver a comunidade escolar, ampliando as experiências artísticas e literárias que já fazem parte do cotidiano da creche”, descreve.

O caráter das atividades são dinâmicas pensadas para promover a escolha e a liberdade, sempre buscando estimular  o brincar, o conviver e a autonomia das crianças

Na Ariano Suassuna, os estudantes do Berçário ao Infantil 3 foram convidados a explorar os diferentes espaços da escola. As ações visavam introduzir os pequenos no universo da arte e dos elementos da natureza. Nos corredores da escola, as crianças soltaram a imaginação e exercitaram a coordenação motora nas atividades de pintura em tela. Já no pátio, participaram do plantio de mudas, enquanto as salas de aula ofereceram uma dinâmica sensorial que os colocava em contato com os diferentes estágios da água: sólido, líquido e gasoso.
“Essas atividades são fruto da mobilização do corpo escolar, que se organiza com antecedência para poder proporcionar experiências significativas para o aprendizado das crianças. O intuito é englobar áreas do saber diversas e também incluir o maior número de alunos”, destaca Andréia Dutra, coordenadora de Formação Continuada da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação.