Miguel Pereira: Maior Carnaval da história supera destinos litorâneos e consolida novo tempo de crescimento da cidade no turismo fluminense

(*) André Português

Ainda impressionado com o sucesso do Carnaval de Miguel Pereira. Que alegria ser testemunha e, ao mesmo tempo, protagonista de um momento histórico para a nossa cidade. O Carnaval de 2026 entrou para a história como o maior que Miguel Pereira já realizou — em público, em organização, em impacto econômico e, sobretudo, em orgulho para quem vive no município. Quando o tema da folia deste ano, intitulada “A melhor festa é a gente quem faz”, começou a ser veiculado, sabíamos que se tratava de algo grandioso.

E foi mesmo. O que turistas e moradores presenciaram nas ruas, entretanto, superou qualquer expectativa. Miguel Pereira bombou, como dizem os mais jovens. Famílias inteiras ocuparam as praças, os blocos arrastaram multidões, nossos artistas brilharam e mostraram que o interior também sabe fazer Carnaval com excelência.

Os números, amplamente divulgados, confirmam tal sucesso. Miguel Pereira ficou, por exemplo, em segundo lugar no ranking de ocupação hoteleira do interior do Estado, alcançando 94,40%, superando inclusive destinos litorâneos consagrados como Angra dos Reis e diversas cidades da Região dos Lagos.

Em um período em que o Estado registrou índices expressivos — com a capital, Rio de Janeiro, ultrapassando 99% de ocupação —, Miguel Pereira mostrou que está definitivamente e orgulhosamente no mapa dos grandes destinos turísticos do Carnaval fluminense.
Mas tudo isso não é obra do acaso não. É fruto de planejamento e de investimentos consistentes realizados nos últimos anos. Os investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, qualificação da rede hoteleira, valorização das atrações turísticas e criação de novos equipamentos de lazer, com a Terra dos Dinos (com trilhas, tirolesa e o maior trenó de montanha da América Latina), o passeio de Maria Fumaça, a Rua Coberta, a Rua Torta e o Lago Javary, são as molas propulsoras do sucesso.

Fortalecemos a Miguel Pereira Tour, estruturamos grandes eventos e trabalhamos de forma integrada com o poder público e com o trade turístico. O apoio do Governo do Estado também foi fundamental para garantir segurança e organização. Tudo isso requer disposição e perspicácia política.
Atualmente, temos uma cidade preparada para receber cada vez mais visitantes, com excelentes hotéis, gastronomia diversificada e valorizada, pontos turísticos consolidados e um calendário de eventos que encanta e movimenta a economia o ano inteiro, garantindo diversão e alegria para todas as faixas etárias, desde a infância à terceira idade. Entendo que o Carnaval é, sim, uma megafesta popular, a maior do Brasil. Mas é também sinônimo de desenvolvimento, geração de emprego, renda para o comércio local e oportunidade para artistas regionais.

Ver Miguel Pereira lotada, vibrante e elogiada por quem nos visitou é a confirmação de que estamos no caminho certo. Superar cidades tradicionalmente associadas ao turismo de verão mostra que nosso diferencial vai além do mar, pois oferecemos experiência, hospitalidade, história e qualidade no atendimento.

O maior Carnaval da nossa história não foi apenas uma celebração de cinco dias. Foi a prova de que Miguel Pereira vive um novo tempo — de crescimento, organização e protagonismo no cenário turístico do Estado do Rio de Janeiro. E, falo com toda a certeza do mundo: se este foi o maior até agora, é porque estamos apenas começando. Outros maiores virão.

(*) André Português é presidente da Miguel Pereira Tour e ex-prefeito de Miguel Pereira