Museu Vivo do São Bento participa da Exposição Internacional do Museu Histórico Nacional

Museu Vivo do São Bento participa da Exposição Internacional do Museu Histórico Nacional

O Museu Vivo do São Bento abraçou o desafio de participar desse evento internacional com a releitura da exposição “Bonecas Pretas”, realizada no passado. Nesta versão, serão enfatizados os percursos formativos das artesãs do São Bento e suas memórias e experiências, enquanto mulheres negras

De 13 de novembro de 2025 a 1º de março de 2026, o Museu Histórico Nacional recebe a exposição internacional “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo”, e o Museu Vivo do São Bento é um dos 14 aparelhos culturais do Brasil a integrar a programação do projeto.

A turnê mundial foi inaugurada no ano passado, no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, nos Estados Unidos. O Rio de Janeiro está entre as cinco cidades do mundo a receber a exposição, que estará em circulação até 2028. A mostra explora o impacto duradouro da escravidão e as maneiras pelas quais as comunidades negras, ao redor do mundo, lutaram por liberdade, resiliência e autodeterminação.

Por meio de artefatos raros, colaborações globais e instalações artísticas imersivas, “Para além da escravidão” pretende desafiar os visitantes a reconhecer a história, enquanto celebra a força e a criatividade daqueles que a moldaram.

O Museu Vivo do São Bento abraçou o desafio de participar desse evento internacional com a releitura da exposição “Bonecas Pretas”, realizada no passado. Nesta versão, serão enfatizados os percursos formativos das artesãs do São Bento e suas memórias e experiências, enquanto mulheres negras. A mostra será reapresentada na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2026.

O MVSB também vai marcar presença na cerimônia de abertura da exposição, que vai ocorrer na próxima quarta-feira (12), no Museu Histórico Nacional.