Mutirão de colonoscopia marca nova etapa do Programa Fila Zero em Japeri
Cerca de 400 pacientes serão beneficiados nesta fase que agiliza exames e garante conforto no atendimento. E a nova etapa do Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas. Os atendimentos ocorrem no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, instituição parceira da Prefeitura, com transporte garantido, e direito a acompanhante e alimentação

A Prefeitura de Japeri deu início, nesta quarta-feira, (10), a uma nova etapa do Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas. A fase começou com um grande mutirão de colonoscopia e já tem datas de atendimento também para endoscopia, beneficiando cerca de 400 pacientes que aguardavam por esses procedimentos essenciais para definição de diagnóstico e início de tratamento.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Roberto Pontes, esse é o maior programa de saúde da cidade. “Tivemos muitas ações em saúde que geraram impactos positivos na vida do japeriense. Mas, sem dúvida, o Fila Zero foi o mais importante. Eliminamos as filas, possibilitamos o esclarecimento de diagnósticos e o acesso a tratamentos para pacientes que aguardavam sem previsão de atendimento”, explicou.
A colonoscopia é um exame fundamental para diagnosticar e tratar doenças do intestino grosso, incluindo pólipos, inflamações, sangramentos e câncer colorretal. O procedimento permite detectar alterações precoces que podem salvar vidas. Para sua realização, o paciente passa por preparo prévio rigoroso, com dieta restritiva e uso de laxantes, e o exame é feito sob sedação, durando entre 15 e 60 minutos.
O primeiro dia de atendimento foi marcado por alívio e comodidade. Os pacientes, acompanhados por familiares, foram transportados pelos carros e vans da frota da Saúde e receberam lanche após os exames da manhã. Os agendados para o período da tarde, como Devacir Alves, morador do Parque Santos, que foi com a companheira Glória Macedo e comemorou o fim da longa espera, almoçaram antes do retorno para casa. O mesmo ocorreu com José Carlos, do bairro Transmontano, e Miguel Luiz, 58 anos, morador do Mucajá, que também realizaram a colonoscopia e almoçaram com os acompanhantes.

Devacir Alves, comemorou o fim da longa espera ao lado da companheira Glória Macedo
O Programa Fila Zero de Exames e Cirurgias Eletivas segue com novos mutirões de colonoscopia e endoscopia, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde até o fim de dezembro, beneficiando cerca de 400 pacientes. Os atendimentos ocorrerão no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, instituição parceira da Prefeitura, com transporte garantido, e direito a acompanhante e alimentação. Ao todo, serão 100 colonoscopias, com próxima agenda no dia 17 de dezembro, e 300 endoscopias nos dias 14, 20, 21, 27 e 28.
Dúvidas e orientações poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp do Complexo Municipal de Regulação: (21) 96536-4280.
Rapidez e satisfação
Entre os pacientes atendidos, vizinhas do bairro Mucajá, Diva de Souza, 71 anos, que aguardava há cerca de sete meses, e Ana Maria Barros, 73 anos, que buscou atendimento após dores e diarreia constantes, elogiaram a agilidade e a qualidade das acomodações. “Já realizei esse exame no particular, onde juntamos o dinheiro para pagar. Mas foi impossível não comparar. Aqui estamos sendo infinitamente melhor atendidos”, disse Ana Maria, destacando o conforto do repouso em leito após o exame, e não em cadeiras. E ainda elogiando a médica do Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, Dra. Natália.

Diva de Souza, 71 anos, e Ana Maria Barros, 73 anos, pacientes atendidas pelo projeto
Glória Florentino, 61 anos, da localidade Citrópolis, apresentou sangue e mucosidade nas fezes, sintomas que reforçaram a urgência do exame. Saindo satisfeita, Maria Lúcia, 60 anos, paciente da UBS Guandu, realizou o exame e já foi para casa com o resultado em mãos. “Estou indo embora satisfeita com a rapidez e a qualidade do atendimento”, afirmou.
Selma Xavier, 48 anos, moradora de Nova Belém, contou que passou pelo atendimento com o Dr. Gutemberg na Unidade Básica de Saúde do bairro e, após dar entrada no Complexo de Regulação, recebeu rapidamente a ligação para o exame. “Eu estava ansiosa, achando que ia demorar muito, mas logo ligaram para marcar. Às 7h cheguei e fui a primeira a ser atendida. Foi a primeira vez que fiz o exame. Agora estou bem e até recebi o lanchinho”, comemorou ainda em repouso na enfermaria.

Selma Xavier, 48 anos, moradora de Nova Belém, contou que o seu atendimento foi rápido
Já Beatriz Silva, 44 anos, também de Nova Belém, deu entrada no pedido no final de agosto. “Recebi a ligação na sexta-feira e já era para hoje. Estou bem, vou levar logo o resultado para o médico e passar o Natal tranquila com a família”, finalizou.
Fotos: Suzane Vasconcellos















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.