Nilópolis discutirá caminhos para “Cidades Inclusivas” de olho na qualidade de vida do município

Nilópolis discutirá caminhos para “Cidades Inclusivas” de olho na qualidade de vida do município

Nilópolis discutirá caminhos para "Cidades Inclusivas" de olho na qualidade de vida do município


A Prefeitura de Nilópolis vai realizar a VII Conferência Municipal das Cidades, com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social’. O evento será promovido no auditório da 2ª Igreja do Nazareno, no Centro, dia 15 de maio, das 8h às 17h.


O palestrante convidado é o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, conselheiro na Agência Reguladora Agetransp, ex-secretário de Urbanismo na Prefeitura de Nova Iguaçu por 14 anos. Loureiro foi também secretário da pasta em Petrópolis, Volta Redonda, Barra Mansa e Paracambi. Ao final do encontro, um relatório será elaborado e encaminhado à Conferência Estadual das Cidades, onde estarão os delegados eleitos na Conferência Municipal.


A comissão organizadora da conferência é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, em parceria com a Superintendência dos Conselhos Municipais, e composta por integrantes da sociedade civil. A igreja fica na Rua Vereador Francisco Nunes, 1423, no Centro.


“Nosso objetivo é promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano de nossa cidade”, afirmou a superintendente dos Conselhos Municipais, Inez Simpliciano, acrescentando que a conferência será aberta ao público e, para participar como delegado, convidado ou observador, o interessado deve chegar ao local e fazer credenciamento no local, das 8h às 8h45.


Os participantes, depois da palestra inicial e da abertura para perguntas, serão divididos em três grupos de discussão: articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das Políticas Públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temais transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares.

Você pode ter perdido