Nilópolis recebe 1ª edição da Caravana Empreendedorismo RJ nesta quinta-feira (11)
A iniciativa faz parte do Programa Empreendedorismo RJ, lançado na última quarta-feira (3) pelo governador Cláudio Castro. O objetivo é valorizar os empreendedores fluminenses, ampliando o impacto econômico, social e ambiental dos negócios no estado.

Por Geraldo Perelo
A Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo, vinculada à Casa Civil do Governo do Estado, realiza nesta quinta-feira (11), em Nilópolis, a 1ª edição da Caravana Empreendedorismo RJ. O encontro, que será sediado na Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis (ACENIL), marca o início de uma série de ações regionais voltadas à escuta ativa de empreendedores e gestores públicos, com foco na construção de políticas públicas e soluções para o desenvolvimento econômico local.
O evento acontece às 14h e contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades de apoio ao setor.
Programa Empreendedorismo RJ
A iniciativa faz parte do Programa Empreendedorismo RJ, lançado na última quarta-feira (3) pelo governador Cláudio Castro. O objetivo é valorizar os empreendedores fluminenses, ampliando o impacto econômico, social e ambiental dos negócios no estado.
Serão promovidas 22 caravanas em diferentes municípios, com a missão de coletar dados para a elaboração do Documento Base da Política Estadual do Empreendedorismo. A partir desse material, serão produzidos três mapas inéditos:
- Mapa de Comunidades e Aceleradoras do Empreendedorismo RJ
- Mapa de Lojas Colaborativas
- Mapa de Artesãos do Carnaval
Segundo a subsecretária Karol Mendez, a ação pretende integrar empreendedores e gestores municipais no processo:
“Vamos iniciar a nossa caravana pela Baixada Fluminense. Atuando com os empreendedores, entendemos que era necessário levar capacitação também para os municípios, para que eles compreendessem o processo do que estamos construindo no Governo do Estado. Assim, poderemos trabalhar de forma articulada e conjunta, atendendo os cidadãos e os ajudando a crescer.”

Karol Mendez anuncia o início da Caravana pela Baixada Fluminense, contemplando o município de Nilópolis
Números do empreendedorismo no RJ
O estado vive um momento positivo na geração de novos negócios. Em agosto, foram abertas 7,3 mil empresas, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja). No acumulado de 2025, o número já chega a 57.839 novas empresas, um crescimento de 13,34% em relação ao mesmo período do ano passado, o maior registro da história para os oito primeiros meses do ano.
O Rio de Janeiro também ocupa a 4ª posição no ranking nacional de novos pequenos negócios no primeiro trimestre de 2025, consolidando-se como polo de inovação e resiliência empreendedora.
Para o governador Cláudio Castro, a política pública chega em um momento decisivo:
“O empreendedorismo tem o poder de salvar vidas, famílias, de dar oportunidades e realizar sonhos. Hoje, o Rio de Janeiro é destaque em empreendedorismo e geração de empregos. Reiteramos nosso compromisso de continuar avançando nesse setor”, avaliou o governador.
Eixos de atuação
O programa se estrutura em quatro frentes:
- Políticas públicas e participação social
- Formação e qualificação empreendedora
- Fomento ao empreendedorismo
- Dados e mapeamento
A expectativa é capacitar 2 mil empreendedores pelo projeto Capacita em Rede, formar 300 expositores de feiras com curso de inglês voltado para vendas e treinar 500 gestores públicos pelo programa Gestor Empreendedor.
Autoridades confirmadas
- Karol Mendez – Subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo
- Juan Medeiros – Presidente da ACENIL
- Nathalie Drumond – Diretora da Rede Empreendedoras da Baixada
- Alvinho – Vice-prefeito de Nilópolis
- Leandro Hungria – Vereador
- Gláucia Muniz – SEBRAE Delas (Baixada I)
Serviço
Caravana Empreendedorismo RJ – 1ª edição
📅 Data: 11/09/2025 (quinta-feira)
🕑 Horário: 14h
📍 Local: ACENIL – Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis
📌 Endereço: Av. Carmela Dutra, 1880 – 3° Andar – Centro, Nilópolis – RJ
Programação:
- 14h00 – Abertura oficial e apresentação do programa
- 14h30 – Processo de escuta com participação do público
- 15h20 – Coleta de dados via formulário
- 15h40 – Encerramento















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.