Novembro Azul em Nilópolis reforça coragem, cuidado e prevenção: a vida vale o gesto de se cuidar

Novembro Azul em Nilópolis reforça coragem, cuidado e prevenção: a vida vale o gesto de se cuidar

As pessoas atendidas no calçadão estavam sendo encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, onde moram, para agendar exames de PSA, ultrassom e outros procedimentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Geraldo Perelo

Quem passou pelo calçadão da Avenida Mirandela nesta quarta-feira (19) encontrou mais do que tendas de atendimento: achou também uma oportunidade real de mudar a própria história. Exames, agendamentos médicos, aferição de pressão e glicose, além de outros procedimentos, foram oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da campanha Novembro Azul — movimento nacional que reúne esforços para conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a própria saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata.

Mais do que um mês no calendário, o Novembro Azul representa um chamado urgente: é preciso enfrentar o preconceito, o medo e a negligência que ainda afastam tantos homens dos consultórios médicos. A desinformação tem adoecido e tirado vidas. A prevenção, ao contrário, salva.

A agente de saúde do Posto Central, Verônica Silva, reforça que cuidar da saúde é um ato de coragem.
“O exame preventivo, muitas vezes cercado de mitos e preconceitos, é simples, rápido e pode salvar vidas. Quando identificado no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é a nossa principal arma”, destacou.

Desarmar barreiras culturais

E o Novembro Azul não fala apenas da próstata: coloca em pauta temas como hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental e hábitos de vida. A mensagem é direta e necessária: homens precisam se olhar, se ouvir e se cuidar.

Verônica lembra que o objetivo das ações é desarmar barreiras culturais e aproximar a população dos serviços de saúde.
“O nosso compromisso é orientar, acolher e incentivar uma rotina de exames. Que o Novembro Azul seja não apenas um alerta, mas um lembrete permanente de que prevenção é o caminho. A vida vale o cuidado”, reforçou a agente.

Verônica: aproximar a população dos serviços de saúde.

Segundo ela, as pessoas atendidas no calçadão estão sendo encaminhadas para suas Unidades Básicas de Saúde para agendar exames de PSA, ultrassom e outros procedimentos realizados pela Prefeitura. E o cuidado não precisa partir apenas do próprio homem: esposas, filhos e netos também puderam realizar o agendamento.
“Os homens têm muita vergonha de se cuidar. Passam tímidos, achando que já é para fazer o toque retal, e isso afasta muitos deles. É por isso que os índices da doença são tão altos. Estamos aqui para mudar essa realidade e garantir que a população masculina comece o próximo ano com saúde e tranquilidade”, explicou.

A iniciativa tem surtido efeito. Juarez Soares de Azevedo, de 70 anos, aproveitou para fazer o exame de PSA e aprovou a ação.
“Acho excelente esse tipo de atendimento porque facilita a vida da gente. Eu estava meio desleixado… fui pego no laço, mas gostei”, brincou.

Juarez Soares, de 70 anos: “Eu estava meio desleixado… fui pego no laço, mas gostei”

Durante todo o mês, a Prefeitura continuará levando equipes de saúde a comunidades com maior necessidade de assistência. A mensagem que ecoa em cada atendimento é simples, poderosa e urgente:
cuidar da saúde não é fraqueza — é força, responsabilidade e amor pela vida.

Fotos: Geraldo Perelo