Prefeitura certifica alunas dos cursos do Projeto Movimenta Mulher Meritiense

Prefeitura certifica alunas dos cursos do Projeto Movimenta Mulher Meritiense

Os cursos de Auxiliar Administrativo, de Montagem de Biquíni de Fita e de Camareira aconteceram de setembro a novembro de 2025

Aconteceu na sexta-feira (30/01) no auditório do Meriti Previ, em Jardim Meriti, a formatura das alunas da Oficina de Formação Continuada, do Projeto Movimenta Mulher Meritiense, promovida pela Prefeitura de São João de Meriti, através da secretaria municipal de Cidadania e Direitos Humanos e da subsecretaria da Mulher. Na ocasião, as formandas foram certificadas pelos cursos de Auxiliar Administrativo, Montagem de Biquíni de Fita e Camareira.

Com o objetivo de promover a autonomia, profissionalização e o fortalecimento da identidade feminina no mercado de trabalho, a Oficina de Formação Continuada chegou à sua segunda edição, no segundo semestre do ano passado. Das três formações, somente a de Auxiliar Administrativo estava desde o início do Projeto e a atual turma entrou em setembro. As aulas de Montagem de Biquíni de Fita e de Camareira passaram a ser ministradas em outubro e novembro, respectivamente. Todas as aulas foram realizadas na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que a partir de 06/03 terá a inauguração da Casa Mulher Meritiense.

Ruth Tebaldi compôs a mesa com as professoras Patrícia Oliveira e Cristine Rocha

Das 46 alunas concluintes, 24 compareceram à cerimônia que contou com a participação de familiares, amigos e membros do CEAM. As demais, por questões pessoais, não puderam comparecer, mas poderão retirar seus certificados de conclusão no Centro. Compondo a mesa, estavam a subsecretária da Mulher Ruth Tebaldi e as professoras Patrícia Oliveira (Montagem de Biquíni de Fita) e Cristine Rocha (Camareira). A apresentação da formatura ficou por conta da superintendente de Fomento à Autonomia Econômica da Mulher, Etieni França, também professora no curso de Auxiliar Administrativo.

Para Ruth Tebaldi, a presença de mais mulheres meritienses, qualificadas, ao mercado de trabalho é uma sensação incrível e agradeceu à Prefeitura e a todos os integrantes por mais essas conquistas. “Ver essas mulheres saindo das suas zonas de conforto e querendo conquistar seus espaços profissionais é gratificante. Elas se tornam referências. É o resgate da autoestima, da identidade e do amor próprio. Gratidão pelo Governo, gratidão por toda equipe, voluntários. Parabenizo cada mulher que aqui está. Elas estão contando uma nova história”, ressaltou a subsecretária.

“Mulheres empoderam mulheres”

Durante seu momento de fala, Ruth mencionou que mulheres inspiram outras mulheres com suas jornadas, experiências e assim aconteceu com a aluna Aline Januário, de 47 anos. A concluinte trabalha com salgados e fora convidada pela subsecretaria da Mulher a realizar um workshop no CEAM para apresentar os processos na confecção e venda do alimento.

Uma das formanda, Aline Januário foi convidada a realizar um workshop no CEAM

Agora formada em Montagem de Biquíni de Fita, Aline disse que está satisfeita e entusiasmada com a nova habilidade, que segundo ela lhe trará um retorno financeiro logo no início das montagens das peças. Ela elogiou a criação da Oficina e incentivou que outras mulheres meritienses busquem suas conquistas. “Vejo a iniciativa do Governo como mágica. Que outras mulheres se permitam, se encorajam. Que possam sair do comodismo, porque quando a gente dá o primeiro passo as portas se abrem”, enfatizou a moradora do Jardim Metrópole.