Prefeitura de Japeri entrega Cartão de Alimentação para pacientes do Programa de Controle da Tuberculose

Prefeitura de Japeri entrega Cartão de Alimentação para pacientes do Programa de Controle da Tuberculose

Com valor de R$ 250, benefício ajuda a garantir a alimentação de pacientes afastados do trabalho durante o tratamento da doença

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta segunda-feira, (19), a entrega de 51 cartões de alimentação, no valor de R$ 250 cada, para usuários do Programa de Controle da Tuberculose de Japeri. A ação integra um pacote de medidas da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), implementado em parceria técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, onde são realizados os atendimentos do programa. Durante o evento, pacientes relataram como o benefício tem sido essencial para o custeio da alimentação, reforçando a importância do apoio para a adesão ao tratamento. E a assistente social Cláudia de Souza, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Esse auxílio é fundamental porque estimula a permanência no programa, reduz o abandono do tratamento e garante os direitos dos pacientes, conforme prevê a lei”, afirmou.

Para Paulo César Silva de Moraes, de 57 anos, morador do bairro Jardim Delamare e em tratamento há três meses, o benefício chegou em um momento importante. “Já vou sair daqui e passar no mercado. Vou fazer uma surpresa para o meu neto de dois anos, que vive comigo. Por causa da doença, me afastei dele, do trabalho e dos amigos. Agora, estou sem tosse e apenas com um pouco de cansaço, me sinto pronto para voltar à sociedade, sem riscos”, relatou.

Outro beneficiado, Felipe Soares, de 29 anos, morador do bairro Eucaliptos, compartilhou sua trajetória marcada pelo preconceito e pela dificuldade inicial em aderir ao tratamento. “No começo fui rebelde. Iniciei o tratamento no ano passado, mas abandonei. A equipe foi até minha casa mais de uma vez e não desistiu de mim. Desde janeiro estou firme, e já consigo até jogar bola. Com esse cartão, posso ajudar nas despesas de casa e garantir uma alimentação mais reforçada”, disse Felipe, que precisou voltar a morar com a família durante o período de recuperação.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, apontou a importância da ação no contexto do cuidado contínuo. “A entrega dos cartões representa mais uma etapa importante no tratamento dos pacientes. O auxílio alimentar contribui para a recuperação, sem tirar deles a autonomia. Aqueles que não puderam comparecer hoje receberão o benefício ao longo da semana. O mais importante é que seguimos juntos, oferecendo um atendimento digno e humanizado”, afirmou.

Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Japeri

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), com base no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, atualmente acompanha:

  • 38 pacientes com Tuberculose Sensível (resposta aos medicamentos de primeira linha);
  • 6 pacientes com Infecção Latente (bacilo presente sem sintomas ou doença ativa);
  • 3 pacientes com Tuberculose Droga Resistente (resistência a pelo menos um medicamento de primeira linha);
  • 1 paciente com Micobacteriose Não Tuberculosa (infecção por outras micobactérias);
  • 1 paciente com Tuberculose Complicada (formas graves com possíveis complicações além do pulmão), estes últimos acompanhados no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, em Curicica.

Para a coordenadora do programa, Maria José, o comprometimento dos pacientes é o principal aliado na luta contra a doença. “É uma grande satisfação ver todos engajados no tratamento. Nossa esperança é que permaneçam conosco até a cura. Com essa adesão, conseguiremos controlar e, futuramente, erradicar a tuberculose em nosso município”, finalizou.

Fotos: Bruno Portinary